Ícone do site Portal GCMAIS

Mercado saturado? Como se posicionar profissionalmente hoje em dia

Foto: divulgação

Se posicionar profissionalmente é o desejo de todo trabalhador, no entanto, nem todos conseguem isso e umas das justificativas mais comuns é de que o mercado está saturado e as oportunidades profissionais estão cada vez mais escassas.

No entanto, a dificuldade em conseguir oportunidades está, não na suposta saturação do mercado, mas na falta de resiliência em criar suas próprias oportunidades, afirma o advogado e empresário Sérgio Vieira.

Oportunidades profissionais não caem do céu, elas devem ser buscadas, devem ser criadas, ficar deitado assistindo Netflix o dia inteiro não vai te ajudar a conseguir um bom emprego e a justificativa sempre vai ser de que o mercado está saturado justamente por não ter a resiliência necessária para lidar com o maior número de “nãos” do que de “sims” na jornada profissional”.

É preciso ser proativo, correr atrás da oportunidade e não o contrário, isso tem relação com o binômio “capacidade-oportunidade”, ou seja, quando a oportunidade surgir, você deve estar capacitado e se ela não surgir, o que não acontece na maioria das vezes, ela deve ser criada, seja por meio de qualificação ou empreendedorismo”, explica Sérgio Vieira.

Atualmente, os chamados jovens “nem-nem-nem”, parcela da população que nem trabalha, nem estuda, nem está buscando trabalho, está cada vez mais presente. De acordo com dados do IBGE, cerca de 45,6% dos jovens cearenses que participaram da pesquisa enquadram-se como “nem-nem-nem”.

Publicidade

Esperar oportunidades chegarem é realmente uma péssima estratégia, pois, ao mesmo tempo em que elas estão sendo preenchidas por profissionais que buscam melhores recolocações no mercado, você está ficando para trás por falta de qualificação, ou seja, correr atrás é uma necessidade”, afirma Sérgio Vieira.

Leia também |Especialista em gestão cita cinco pontos de atenção que ajudam a evitar acidentes no ambiente de trabalho (gcmais.com.br)

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile