Está no ar o edital da quarta edição do Bolsa Jovem. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, beneficiará 3.500 jovens em situação de vulnerabilidade na Capital, com idade entre 15 e 29 anos. O programa estimula jovens a desenvolverem suas habilidades em diferentes áreas de interesse, por meio do recebimento de ajuda financeira de R$300 mensais durante um ano.
Os interessados devem acessar o Portal da Juventude para fazer a inscrição até 30 de novembro: www.portaldajuventude.fortaleza.ce.gov.br
Ao conceder benefício financeiro por um ano, o Bolsa Jovem visa à redução das desigualdades e à promoção da inclusão juvenil. Desde a 2ª edição, o programa expandiu o número de vagas e áreas contempladas. Na edição atual, mais 500 jovens terão direito ao benefício, totalizando 3.500 vagas.
As nove diferentes categorias são: Arte e Cultura; Cidadania e Participação Social; Ciência, Educação e Tecnologia; Comunicação; Comunidades e Povos Tradicionais; Práticas Recreativas e Lazer; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Bem Estar; Economia Criativa e Empreendedorismo.
O projeto surgiu como uma oportunidade para dezenas de jovens de Fortaleza, como é o caso do estudante de mecatrônica industrial, Caio Matias, de 20 anos, morador do bairro Cocó. Ele cursou oficina de jogos através do Juventude Digital. “Decidi no final do meu projeto que seria mais interessante desenvolver conteúdo para jogos já estabelecidos no mercado. Comecei a criar mapas para um tipo de jogo já consolidado. Tenho a intenção de começar a fazer itens cosméticos também. Quero me inscrever na edição atual na categoria que tem e-Sports, com intuito de ser um desenvolvedor de conteúdo para essa área. Essas formações são importantíssimas para os jovens que estão buscando uma qualificação para conseguir entrar no mercado de trabalho”, destaca o estudante.
Podem participar da seleção
– Jovens com idade entre 15 e 29 anos, excetuando-se os casos para pessoas com deficiência, que será aceita a inscrição até os 35 anos;
– Residentes em Fortaleza, com renda per capita de até um salário mínimo (por pessoa da família);
– Jovens que não possuam vínculo empregatício ou que não estejam contratados por nenhum projeto, ação ou contrato de gestão com a Secretaria da Juventude (bolsistas, estagiários, monitores e afins);
– Jovens que não recebam bolsa, auxílio, benefício ou patrocínios na mesma área em que está concorrendo;
– Jovens que já desenvolvam atividades, projetos ou pesquisa relacionados a uma das categorias do Bolsa Jovem por, no mínimo, um ano.
Das 3.500 vagas disponibilizadas, 10% são destinadas a pessoas com deficiência com idade máxima de 35 anos e a disposição de até 50 vagas para egressos e jovens que estejam em cumprimento de medida em meio aberto do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará.
Cronograma
Período de inscrições on-line: 30 de outubro a 30 de novembro
Divulgação do resultado preliminar: 01 de dezembro de 2023
Prazo recursal: 01 de dezembro a 05 de dezembro
Divulgação do resultado final: 08 de dezembro de 2023
Assinatura do termo: 15 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024
Sobre o Bolsa Jovem
Criado em setembro de 2019, o Programa Bolsa Jovem já beneficiou, em suas três edições, um total de 8.000 jovens de Fortaleza entre 15 e 29 anos. A ideia é a de possibilitar e garantir que os jovens desenvolvam suas habilidades com a concessão de benefício financeiro mensal. O projeto, inicialmente dividido nas modalidades desportiva, artístico-cultural e liderança social juvenil, em 2021 teve a ampliação das modalidades para 09 categorias de interesse.
Segundo a pesquisa de avaliação do projeto, 95% dos que responderam à pesquisa apontam que o Bolsa Jovem foi fundamental para seu crescimento pessoal e 81% dizem que, através do programa, puderam participar de alguma competição, congresso, mostra, curso ou oficina.
Leia também |76% dos profissionais no Brasil já usam IA no local de trabalho, aponta pesquisa (gcmais.com.br)
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<