Estão abertas, até o próximo dia 25 de janeiro, as inscrições para a nova turma do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde (APS) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Ao todo, 60 vagas são disponibilizadas para profissionais da rede pública e suplementar de saúde.
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente de forma on-line. Em um primeiro momento, a seleção, organizada pela Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos) da autarquia, contemplará candidatos de nível superior da área da saúde ou que estejam vinculados aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará.
Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas pelo público prioritário, poderão concorrer às remanescentes os demais interessados. Todas as regras de adesão estão disponíveis na página do edital que rege o processo seletivo.
Cronograma
A seleção será feita em etapa única, composta por avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório, a ser realizada por meio de uma análise das informações preenchidas na ficha de habilitação on-line.
O resultado final deve ser publicado na data provável de 29 de fevereiro de 2024. Já a previsão de matrícula deve ocorrer no período de 11 a 13 de março de 2024.
Atenção Primária à Saúde
Considerada principal porta de entrada do SUS, a Atenção Primária à Saúde (APS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, nos âmbitos individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente nas coletividades.
No Brasil, a especialidade é desenvolvida no local mais próximo da vida das pessoas, o que significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Serviço
Seleção para Curso de Especialização em Atenção à Saúde
Inscrições: https://abre.ai/hNmM
Edital de seleção: https://abre.ai/hNmR