Segundo o especialista em carreira, Bruno Cunha, ao abraçar esse exercício de reflexão e projeção, o trabalhador constrói alicerces sólidos para uma carreira mais significativa e satisfatória.
Coluna + Emprego
Especialista explica importância do balanço de carreira para alcançar as metas
Enquanto alguns estão focados no Carnaval, muitos profissionais têm sido impactados por demissões de grandes empresas, como fizeram Spotify, Amazon e Citi, que anunciaram cortes recentes. Dentro deste cenário, é chegada a hora de fazer um balanço de carreira que consiste numa avaliação abrangente das conquistas, metas e progresso profissional de uma pessoa ao longo de um determinado período de tempo. É uma oportunidade para refletir sobre o caminho percorrido até o momento, identificar áreas de crescimento e definir objetivos futuros.
Segundo o especialista em carreira, Bruno Cunha, ao abraçar esse exercício de reflexão e projeção, o trabalhador constrói alicerces sólidos para uma carreira mais significativa e satisfatória. “A importância de fazer um balanço de carreira reside no fato de que ele permite uma análise crítica e honesta do desenvolvimento profissional. Assim, ao revisar as realizações e desafios enfrentados, é possível identificar pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas. Sendo assim, é possível definir metas mais claras e realistas para o futuro”, enfatiza.
Todo esse processo envolve reflexões e emoções, por isso, é normal que sentimentos diversos venham à tona. O orgulho pelas conquistas e a resiliência demonstrada diante dos desafios são emoções poderosas. Por outro lado, podem surgir sentimentos de frustração ou ansiedade ao confrontar áreas que precisam de desenvolvimento. Reconhecer e aceitar essas emoções é fundamental para um balanço de carreira significativo.
Com as reflexões do passo anterior em mente, o próximo passo envolve uma profunda avaliação dos valores pessoais e do alinhamento com a trajetória profissional. Minha carreira atual reflete minhas aspirações? Estou genuinamente satisfeito com o caminho que estou trilhando? Essas questões podem desencadear uma variedade de sentimentos, desde satisfação e realização até inquietação e desconforto.
Ainda de acordo com Bruno, é possível, ao analisar seus valores e alinhamento profissional, surjam sentimentos conflitantes. Talvez seja percebido que certos aspectos da carreira estão em harmonia com os valores, enquanto outros demandam ajustes. Este é o momento de considerar se é necessário redirecionar o percurso para garantir que carreira esteja alinhada com quem se é de verdade e o que busca.
“Com as reflexões sobre o passado e a compreensão profunda das suas inspirações, é hora de olhar para o futuro. Estabeleça metas claras e alcançáveis para 2024, considerando tanto objetivos profissionais quanto pessoais. Pergunte a si mesmo: Onde eu quero estar daqui a um ano? Que passos preciso dar para chegar lá? Ao traçar essas metas, sentimentos de empolgação, entusiasmo e até mesmo ansiedade podem emergir”, conclui.
SERVIÇO:
BRUNO CUNHA – ESPECIALISTA EM CARREIRA
Insta: @carreiracombrunocunha
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS
Coluna +Emprego
Como recusar uma promoção e manter uma relação profissional saudável?
Há 14 horas
Coluna +Emprego
Quase metade dos profissionais está insatisfeita com os benefícios corporativos, revela pesquisa
Há 5 dias
Coluna +Emprego
Escola de Gastronomia Social oferta 80 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes presenciais
Há 6 dias
Coluna +Emprego
5 dicas para utilizar o salário do 13º com sabedoria
Há 7 dias