A psicoterapia é um processo que visa promover a saúde mental e o bem-estar do indivíduo. Os benefícios são numerosos e podem ser sentidos em diferentes áreas da vida, como o autoconhecimento, a melhora da saúde mental, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e maior qualidade de vida. Sua procura tem crescido exponencialmente nos últimos anos, por diversos fatores como as demandas advindas da pandemia de COVID-19 e a facilidade de acesso à psicoterapia online. Essa crescente demanda abre um leque de oportunidades para novos profissionais da área da Psicologia.
De acordo com o coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Maia Neto, essa alta procura possibilita novos modelos de psicoterapia, como os consultórios online, grupos de apoio e programas de cuidado em saúde mental, tanto nas modalidades presenciais, quanto online, ampliando as oportunidades de atuação.
Com a formação em Psicologia, o profissional desenvolve uma compreensão mais profunda das nuances do comportamento humano, e os estágios na área possibilitam um amadurecimento da sua assertividade, aprimorando a prática clínica e permitindo a aplicação mais precisa e eficaz dos conhecimentos da ciência da Psicologia, que deve ser sempre complementado com outros estudos e pós-graduações.
“A psicoterapia emerge como estratégia essencial no cuidado em saúde mental, principalmente para os sujeitos inseridos no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e adoecedor, mas também para crianças e adolescentes, com as especificidades que lhe são inerentes, tais como o uso excessivo de telas e as dificuldades nas habilidades socioemocionais. Além disso, proporciona ao paciente um mergulho em si mesmo, permitindo-lhe explorar e analisar os seus comportamentos com maior profundidade, possibilitando, assim uma melhor compreensão sobre si”, destaca o psicólogo.