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Cinco dicas para saber se uma empresa tem fit cultural com você

Estágios ajudam jovens a ingressarem no mercado de trabalho ainda durante os estudos

Imagem: divulgação

Recentemente, um vídeo de uma pessoa que foi demitida por não ter fit cultural com uma empresa viralizou no TikTok, provavelmente porque alguma atitude dela estava em desacordo com os valores e propósitos da organização. Demissões por incompatibilidade com a cultura organizacional são mais comuns do que se imagina hoje em dia, mas podem ser evitadas. Então, se você está em busca de uma oportunidade de estágio, trainee ou emprego, saiba que esse é o momento ideal para evitar que isso venha a acontecer.

“Desenvolver o autoconhecimento, compreendendo a si mesmo para identificar claramente as motivações e inspirações – ou a falta delas, é crucial para que um profissional aceite uma oferta de trabalho com confiança e estabeleça um forte alinhamento cultural com a empresa”, observa Jéssica Gondim, gerente da Companhia de Estágios, líder no Brasil em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes.

Confira a seguir cinco dicas que a especialista selecionou para ajudar candidatos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

1 – Pesquise sobre a empresa

Acesse o site e as redes sociais das empresas dos processos seletivos que está participando. Essa é a premissa básica para conhecer os produtos, serviços e um pouco sobre o segmento de atuação da empresa. Porém, para conhecer sua cultura organizacional, é importante se aprofundar um pouco mais. Pesquise quais são os principais projetos e desafios da empresa, como ela se posiciona em notícias na imprensa, conheça mais sobre o segmento de atuação e os benefícios que ela oferece. Por exemplo, se para você, qualidade de vida é algo essencial, vale avaliar se a empresa oferece planos relacionados ao bem-estar dos funcionários. Hoje existem plataformas que oferecem acesso flexível a uma variedade de academias e espaços, que proporcionam diversas opções para a prática de exercícios físicos como musculação, aulas de grupo, yoga, pilates, entre outros.

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2 – Observe os colaboradores

No Linkedin, dê uma olhada no perfil das pessoas que trabalham atualmente na empresa. Observe se costumam ser formais ou casuais em postagens, comentários e fotos. Procure também por ex-funcionários para tentar entender quanto tempo ficaram na companhia e se compartilharam alguma mensagem quando deixaram seus cargos. Há um portal chamado Glassdoor que também é interessante para saber como profissionais avaliam as organizações em que trabalharam. Essas informações podem te ajudar, por exemplo, a entender se as pessoas parecem satisfeitas no ambiente de trabalho e se a empresa oferece oportunidade de crescimento na carreira. 

3 – Avalie se a dinâmica da empresa combina com você

Ao participar de entrevistas e etapas presenciais de um processo seletivo, aproveite para observar o ambiente, como as pessoas se comportam, se vestem, e se comunicam, pois são elementos que dizem muito sobre a cultura da empresa.

Não tenha vergonha de perguntar como será o seu dia a dia de trabalho, visto que isso demonstra sua curiosidade e engajamento com o processo seletivo. Pergunte se atuam no modelo presencial, remoto ou híbrido,  se você terá autonomia para se organizar do seu jeito ou há processos a serem seguidos, se há competição por metas no time, se haverá alguém disponível para te apoiar em desafios, se há abertura para sugerir inovações e assim por diante. Com essas respostas, você poderá se imaginar como você se sentiria trabalhando na empresa, caso seja contratado.

4 – Entenda se a gestão de pessoas tem pilares que você valoriza

Sentir-se fazendo parte de um time é um ponto importante para o seu bem-estar e também para a sua saúde mental. Para que isso aconteça, é necessário que o estilo de comunicação da empresa seja parecido com o seu. Se você é mais informal, pode ser que não consiga se adaptar com facilidade num ambiente de trabalho onde as pessoas são mais sérias e reservadas. E o contrário também é válido, você pode estranhar trabalhar num espaço mais descolado onde as pessoas podem trabalhar de bermuda e ter conversas mais descontraídas.

Esse olhar também precisa ser aplicado para os pilares que são essenciais para você. Se você gosta de ambientes que valorizam a diversidade, é mais adequado trabalhar numa organização que acolhe e dá oportunidades para pessoas de todos os gêneros, raças, credos e estilos. Agora, se você apoia causas sociais, pratica o vegetarianismo e insere ações sustentáveis na sua rotina, certamente vai curtir estar numa empresa que tenha foco em sustentabilidade.

5 – Teste seu autoconhecimento

Conhecer a si mesmo, sem dúvida, é fundamental para fazer boas escolhas profissionais, mas, muitas vezes, principalmente no início de carreira, é comum ter dúvidas do que agrada ou incomoda. Para o sucesso do fit cultural entre empresa e colaborador, é importante saber dizer se, por exemplo, se você tem preferência por trabalho em equipe ou individual ou se tem mais aptidão por atividades rotineiras do que desafios voltados para inovação.

Uma dica para buscar esse autoconhecimento é buscar testes comportamentais e se dedicar 100% a fazê-los com atenção plena, para garantir que o resultado seja assertivo. É o caso, por exemplo, do teste gratuito que é disponibilizado no site da Companhia de Estágios que, por meio de um questionário, avalia o perfil comportamental. Por fim, a especialista Jéssica Gondim observa que se um candidato perceber ao longo do processo seletivo que não tem fit cultural com a empresa, é importante ser sincero, comunicar o recrutador sobre a sua decisão, e partir em busca de novas oportunidades para encontrar uma vaga que ofereça os valores e propósitos que considera relevantes. “Aceitar uma proposta de emprego de uma empresa com uma cultura organizacional em desarmonia com seus valores pessoais, pode impactar sua motivação e até mesmo o seu desenvolvimento profissional”, conclui.

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