Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Por que os meus funcionários não se interessam pela minha empresa?

A falta da valorização da segurança psicológica é uma das principais razões pelo desengajamento de equipes

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9 de abril de 2024
Márcia Catunda

Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo, a busca por resultados expressivos muitas vezes leva as empresas a negligenciar um aspecto crucial: o engajamento e reconhecimento dos colaboradores. A falta de interesse e de envolvimento dos funcionários em contribuir para o crescimento da empresa é um desafio comum, mas pode ser superado por meio de ações estratégicas que promovam a segurança psicológica no ambiente de trabalho.

Por que os meus funcionários não se interessam pela minha empresa?
Imagem: divulgação

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, intitulado “The Impact of Employee Engagement on Performance”, ter uma força de trabalho de alto desempenho é essencial para a sobrevivência das organizações. Eles compreenderam que uma equipe altamente engajada pode aumentar a inovação, produtividade e o desempenho financeiro, ao mesmo tempo em que reduz os custos relacionados à contratação e à retenção em mercados de talentos altamente competitivos.

Isso significa que funcionários motivados são o motor de qualquer negócio bem sucedido, pois eles não apenas produzem mais do que um colaborador desengajado, como também demonstram mais lealdade e comprometimento. A ausência de reconhecimento por um trabalho bem feito ou por capacidades individuais pode levá-los a questionar o valor de sua contribuição para a empresa, impedindo que eles se interessem a contribuir com o crescimento da corporação.

Para proporcionar um ambiente de incentivo, a segurança psicológica – ou seja, a confiança de que o funcionário não será punido ou humilhado por expressar dúvidas ou ideias, e o sentimento que ele faz parte da tomada de decisões e é valorizado pela instituição – é essencial para fomentar essa motivação. É o que defende a médica com especialização em saúde mental corporativa Dra. Simone Nascimento.

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A ausência de reconhecimento por um trabalho bem feito ou por capacidades individuais pode levar a equipe a questionar o valor de sua contribuição, impedindo que se desenvolva a sensação de pertencimento, fundamental para o engajamento”, explica a doutora, que conclui dizendo que “colaboradores que sentem falta de oportunidades para crescer profissionalmente ou que sentem que seus valores pessoais estão muito desalinhados com os da empresa, também podem perder o interesse e a motivação de colaborar com o crescimento da organização”.

Como reconhecer falta de interesse dos funcionários na empresa

Para reconhecer se este quadro está acontecendo na sua empresa, a liderança precisa estar atenta a alguns sinais. A queda de produtividade, diminuição na qualidade do serviço, isolamento e negatividade são alguns dos indicativos de que algo pode não estar indo bem. Para reverter esse cenário, é preciso estar sensível à situação e adotar medidas para engajar a equipe. A Dra. Simone compartilhou algumas de suas estratégias focando na segurança psicológica e bem-estar dos colaboradores:

  • Comunicação transparente e assertiva: a liderança precisa ser transparente, acessível,  ter uma escuta ativa e deve praticar a comunicação empática, reconhecendo as contribuições e preocupações dos colaboradores;b
  • Cultura de Feedback: estabeleça um ambiente seguro para que o feedback seja visto como uma ferramenta de desenvolvimento.
  • Cultura da Saúde: Promova um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, mostrando empatia e compreensão pelas necessidades individuais dos colaboradores.

Ainda de acordo com a profissional, investir no engajamento dos colaboradores não é apenas uma opção, mas sim uma estratégia essencial para a sustentabilidade de um negócio a longo prazo. Além de promover um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo, as instituições que adotam práticas eficazes, como a personalização no reconhecimento, a criação de espaços de crescimento, a celebração das conquistas, oferta de recompensas flexíveis e o feedback contínuo e construtivo, também colhem outros benefícios.

Para a Dra. Simone, “essas práticas trazem um toque de leveza e humanidade para as relações entre lideranças e seus times, promovendo a motivação interna e contribuindo para o sucesso e o desenvolvimento de todos os envolvidos”, conclui.

Sobre Dra. Simone Nascimento
A Dra. Simone Nascimento é médica, mestre em Medicina pela Universidade de Lisboa, com especialização em Saúde Mental Corporativa pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. Possui formação e certificação em Medicina do Estilo de Vida pelo American College of Lifestyle Medicine. Simone é fundadora do Projeto Equilibria – Saúde Individual e Coletiva e atua como palestrante e consultora de programas de saúde mental no trabalho e saúde integral.

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