Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Como construir uma carreira internacional na área do Direito

A advogada internacionalista Rita Silva vivenciou a experiência e hoje é referência na capacitação de novas gerações de profissionais das ciências jurídicas

Compartilhe:
10 de abril de 2024
Márcia Catunda

Expandir a carreira internacionalmente é uma jornada cheia de desafios e pede muita determinação para as coisas acontecerem. Mas também é uma jornada de muitos aprendizados e crescimento. A advogada internacionalista Rita Silva atua há mais de 10 anos fora do Brasil e tem ampla experiência em planejamento migratório e previdenciário internacional. Hoje ela capacita profissionais formados em Direito, para atuarem nessa área fora do país.

Como construir uma carreira internacional na área do Direito
Como construir uma carreira internacional na área do Direito Divulgação

Atualmente a gaúcha, licenciada na Ordem dos Advogados no Brasil, Portugal e União Europeia, está radicada em Nova York (EUA) e é a idealizadora e ministrante do curso Acordos e Tratados Internacionais: Capacitação Estratégica e Prática em Advocacia Previdenciária Internacional, no Instituto PREV Connection. Antes, Rita Silva atuou em Lima, no Peru. Toda a experiência de adaptação e atuação nestes países atualmente servem de ensinamento a novos profissionais das ciências jurídicas.

Segundo a advogada, são muitos os desafios, como a adaptação às diferentes culturas jurídicas e sistemas legais do país estrangeiro. “Cada nação tem sua regra, tradição e nuance legal, e isso exige uma constante atualização”, diz. Outro desafio, mas fundamental, é estabelecer uma rede internacional de contatos, sugere. “Esta construção de relacionamentos sólidos em diferentes partes do mundo exige tempo, paciência e um esforço constante. Dessa maneira, é possível criar conexões genuínas com advogados e clientes”.

A distância geográfica também é um desafio em termos de logística e comunicação. O profissional precisa ter muita organização e flexibilidade para eventualmente lidar com fusos horários, viagens frequentes e comunicação eficaz à distância, orienta a advogada.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ela conta que a expansão internacional da própria carreira permitiu desenvolver uma visão mais ampla do mundo jurídico, enriquecer o conhecimento e a experiência e, acima de tudo, aprender a apreciar a diversidade e complexidade do direito em escala global. “Foi uma jornada desafiadora, mas incrivelmente gratificante, e estou muito feliz por ter tido a oportunidade de vivenciá-la e compartilhar esse conhecimento”, avalia Rita.

A advogada internacionalista acredita que não somente os clientes são beneficiados, mas todo o sistema legal brasileiro. “Isso é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, afirma. Ao compartilhar seus conhecimentos, Rita Silva acredita na promoção de uma interação entre as nações, buscando uma advocacia de qualidade, a promoção da justiça, a defesa dos Direitos Humanos, além da inovação e a educação jurídica.

“Contribuo para a formação de novos advogados e juristas, por meio de palestras, seminários, mentorias e compartilhamento de conhecimento, ajudando a moldar a próxima geração de profissionais do Direito, que, por sua vez, influenciarão o sistema legal”.

Sobre Rita de Cássia da Silva – Graduada na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, a advogada internacionalista é pós-graduada em Advocacia Empresarial Trabalhista – Previdenciária e Previdência Privada e Pós-graduanda em Seguro Social na Universidade de Lisboa. É especialista em Direito dos Expatriados, Imigrantes e Estrangeiros, com expertise em Acordos e Tratados Internacionais e Direito de Família Internacional. Também é especialista em Direito Internacional Privado, Direito Previdenciário Internacional, Direito do Trabalho com foco em Expatriação, Direito dos Aeronautas com enfoque nas aposentadorias especiais e da área de saúde. É palestrante, colunista do Blog Mães Expatriadas e Consultora Jurídica em Legislação Brasileira nos Estados Unidos. É CEO do Internazionale – Comunidade de Estudos de Direito Internacional que conecta mais de 70 advogados em 10 países e Fundadora do STRATEGIA – Programa de Internacionalização da Advocacia https://mentoriastrategia.com/ É Coautora do Livro Empreendedoras da Lei Europa com o artigo Brasileiros Imigrantes. Mais informações https://ritasilvaadvogados.com

Leia também | Instituto oferece curso gratuito de inclusão digital para pessoas negras e LGBTQIAPN+

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.