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LinkedIn, aliado à inteligência artificial, é o futuro do recrutamento: cerca de 57% dos profissionais no Brasil estão investindo mais no uso da plataforma

foto: divulgação

Os caminhos de busca por emprego estão mudando ao longo dos anos. De acordo com estudo realizado pelo LinkedIn, que entrevistou 1.011 profissionais com emprego de tempo integral ou parcial no Brasil, entre os meses de novembro e dezembro de 2023, 75% dos profissionais brasileiros pesquisados estão considerando mudar de emprego em 2024. Dessa forma, 68% deles estão sendo mais ativos em suas redes profissionais e 57% publicando mais conteúdo no Linkedin.
A Mentora de Desenvolvimento de Carreira, Cristiane Galvão afirma que no cenário nacional e também mundial o LinkedIn, aliado à inteligência artificial, é o futuro do recrutamento. Segundo a especialista, a plataforma vai muito além de uma busca por vagas ou de transição de carreira, é uma mídia social, assim como o Instagram e o Facebook e, ao mesmo tempo, é uma ferramenta profissional que gera muitas conexões e interações.
“Eu acho que a melhor parte do LinkedIn é poder ser encontrado por recrutadores. Então é muito importante para quem está buscando vaga ou transição de carreira e também para empresas que procuram talentos. Por meio do LinkedIn, você aumenta a possibilidade de estar na vitrine, mostrando o seu currículo, suas experiências profissionais, habilidades e competências, de forma online”, ressalta Cristiane Galvão.
A Mentora de Desenvolvimento de Carreira afirma que a plataforma é muito utilizada por recrutadores que buscam candidatos por meio do LinkedIn Recruiter “Os recrutadores já fazem previamente uma seleção de bons candidatos pelo LinkedIn Recruiter, inclusive até entrevistas antes de ver o filtro de candidatos selecionados pela inteligência artificial. Então sim, um vai se aliar muito ao outro para o futuro do recrutamento”, afirma Cristiane Galvão.
A especialista acrescenta que além da recolocação no mercado de trabalho, uma das maiores vantagens do LinkedIn é a possibilidade de se destacar como grande profissional e fazer networking. Outro ponto positivo é divulgar ações e campanhas realizadas por empresas e também ser uma fonte de pesquisa.
“O LinkedIn é fonte de pesquisa para algumas empresas e profissionais. Antes mesmo de trabalhar ou se candidatar para uma vaga naquela empresa é possível pesquisar sobre ela. Muitas vezes, não é só no site da empresa, esse estudo vem também no LinkedIn, onde você procura pessoas chaves ali dentro daquela organização e acaba conhecendo mais sobre comportamentos, competências e perfis”, explica Cristiane Galvão.
No entanto, a mentora ressalta que não basta estar na rede social, é importante ter um LinkedIn que converse com o algoritmo e seja  atraente, só assim será encontrado com mais facilidade. “Capriche na sua capa, mostre no “sobre” a sua melhor versão, destaque suas competência nas experiências profissionais e lembre de pedir “recomendações” sobre você”, acrescenta Cristiane Galvão.
A especialista destaca que é preciso começar organizando essas etapas que são fundamentais. “O LinkedIn é muito amigável, é uma ferramenta que você vai preencher aos poucos de forma muito fácil, quanto mais completo ele tiver melhor será. Organize bem o seu LindkedIn, assim como você organiza uma página de instagram e faça também as suas publicações no perfil, atualize as pessoas”, explica Cristiane Galvão.
Para Cristiane Galvão é relevante falar sobre a área de trabalho, o que domina, do conteúdo que tem conhecimento, além de gerar interações com os outros, pois quanto mais você interage com comentários relevantes, amplia a visibilidade. “Não basta apenas repostar o que os outros publicam, coloque conteúdos que realmente tenham relevância profissional,faça comentários diferenciados nas postagens dos outros e agradeça às pessoas que comentam em suas publicações”, esclarece.
Quem é Cristiane Galvão?
Atua como Mentora nas ações de Recolocação Profissional e Desenvolvimento de Carreira.
Experiência: 25 anos de experiência na Indústria Farmacêutica em empresas multinacionais como Eli Lilly do Brasil, Pfizer e Baldacci, atuando na área de vendas como: Gerente de Vendas em quase todo Brasil (exceto Sul), Coordenadora de Treinamento de Vendas, Representante de Vendas. E na área de Recursos Humanos foi Coordenadora de Recrutamento e Seleção, bem como de Treinamento e Desenvolvimento Corporativo. Idealizadora do Fórum de Liderança, um fórum para discutir temas relacionados à liderança.
Formação Acadêmica: Mestra em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), pós-graduada em Gestão de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduada em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Certificações: Certificação “Women in Leadership” (EWIL – LHH), Certificação “The Accountable Manager” (TAM – LHH), Certificação em “LiderançaHibrida” (LHH), Certificada em Coaching pela Internacional Association of Coaching Institutes (ICI), Master Practitioner em PNL (SBPNL), especialista em Microexpressões Faciais e Linguagem Corporal (IMELCO), certificada pela Development Instruction Dimension (DDI), para ministrar treinamentos para lideranças em: Coaching,Resolução de Conflitos, Gerenciamento de Problemas de Desempenho, Habilidades Essenciais da Liderança.
Idiomas: Fluente em Inglês e Espanhol.
Mais Informações:
Linkedin: Cristiane Galvão
Instagram: @cristianegalvaoconsultoria
Site: www.crisgalvao.com.br
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