Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Como escolher um estágio alinhado com os planos de carreira

Veja dicas de como os estudantes podem se preparar para buscar, se candidatar e aproveitar uma vaga de estágio de acordo com seus planos de carreira

Compartilhe:
13 de maio de 2024
Márcia Catunda

O estágio é uma etapa determinante para a formação da trajetória profissional. Além de colocar em prática os conhecimentos técnicos, entender melhor como o mercado de trabalho funciona e começar a construir networking, os estudantes também têm a chance de direcionar suas carreiras e se especializar em um setor particular da área que estudam. Escolher um estágio que esteja alinhado com os interesses a longo prazo pode potencializar os benefícios dessa experiência e ser o primeiro passo para um desenvolvimento profissional sólido.

Como escolher um estágio alinhado com os planos de carreira
Indeed dá dicas para escolher um estágio alinhado com os planos de carreira Divulgação/Freepik

“Um estágio é uma oportunidade de moldar o futuro profissional e traz a possibilidade de se conectar com empresas renomadas logo no início da carreira e conseguir certificações de prestígio. É um bom momento para testar habilidades e identificar skills que podem ser melhoradas até a busca de um emprego em tempo integral”, diz Madalina Secareanu, gerente sênior de comunicação corporativa do Indeed para a América Latina. “Além disso, é comum que muitas vagas efetivas exijam alguma experiência de trabalho e ter tido uma boa experiência de estágio pode ser uma vantagem”.

De acordo com o Indeed, o site de empregos número 1 do mundo, entre março de 2022 e março de 2024, a plataforma registrou no Brasil um aumento de 10,2% na postagem de vagas que mencionam a palavra “estágio” no título. Por isso, o Indeed separou dicas de como os estudantes podem se preparar para buscar, se candidatar e aproveitar uma vaga de estágio de acordo com seus planos de carreira.

O  que é importante avaliar antes de se candidatar a um estágio

Antes de se candidatar a um estágio, é fundamental identificar quantas horas o estudante tem disponível para trabalhar e quantas semanas, meses ou anos, ele planeja dedicar ao seu estágio. Outro exercício eficaz é fazer uma lista com nomes de empresas que o aluno tem como referência, os cargos que visa no futuro e as habilidades necessárias para desempenhar essas funções. Desta forma, a pesquisa por vagas pode ser direcionada pelo potencial de crescimento e efetivação. Após definir as características do estágio ideal, o estudante precisa se certificar de que seu currículo destaca seus principais feitos acadêmicos e experiências voluntárias que dialogam com a área de interesse, junto com habilidades técnicas ou interpessoais exigidas pelo cargo que deseja.

Como encontrar uma vaga de estágio

Vagas de estágio podem ser encontradas em feiras de profissões e orientação de carreira, anúncios nas redes sociais, nos sites de empresas e até mesmo por meio da faculdade.  Conversar com pessoas que já atuam no meio também é um ótimo jeito de conhecer melhor sobre uma área e as possibilidades de atuação nela. Este é o momento do estudante contatar professores, orientadores ou conhecidos que podem fazer uma ponte entre ele e o mercado de trabalho, seja dando detalhes sobre a rotina de tarefas de um determinado cargo ou mesmo indicando para processos seletivos.

Os sites de emprego também são ótimas opções para buscar uma oportunidade de estágio. Pelo Indeed, o candidato consegue utilizar filtros avançados para refinar os resultados de pesquisa de acordo com a área de interesse, localização, tipo de contrato e outras preferências específicas. Com a função de alerta de vagas, o candidato recebe notificações instantâneas sobre novas oportunidades que correspondam aos seus critérios de busca. Por fim, a página de avaliações de empresas fornece insights sobre o ambiente de trabalho e a cultura das organizações.

Vale lembrar que o estágio é uma experiência de aprendizado que permite que o estudante veja se realmente está interessado naquela carreira, portanto não há problema em se candidatar a mais de uma vaga ao mesmo tempo, expandindo o leque de interesses a serem explorados.

O que fazer depois de se candidatar a um estágio

A busca por um estágio não termina depois de se candidatar. O estudante precisa ficar de olho nas atualizações dos recrutadores e, caso fique sem resposta por um longo período, pode entrar em contato com a empresa para confirmar se haverá um retorno e quando ele será enviado. Ao receber um retorno negativo, a dica é focar em entender quais pontos precisam melhorar para os próximos processos seletivos.

Caso o estudante seja selecionado para uma entrevista presencial, é fundamental se preparar para responder perguntas sobre suas habilidades, demonstrar conhecimento básico da empresa para qual está se candidatando e ser claro sobre as expectativas de atuação.

Ao ser escolhido para um estágio, a dica de ouro é concentrar-se em aprender, mesmo que receba tarefas simples. É importante observar como a empresa funciona e as nuances de cada função, verificando se realmente se identifica com o ritmo de trabalho dela. Cumprir prazos, fazer perguntas quando necessário e oferecer-se para ajudar antes mesmo de ser solicitado são atitudes que demonstram comprometimento e proatividade.

Antes de encerrar o período de estágio, o estudante pode verificar a possibilidade de futuras oportunidades semelhantes e de recomendar a empresa a outros colegas. Vale também checar se eles possuem qualquer tipo de certificado de estágio para colocar no currículo.

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.