Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Cinco dicas para atrair e recrutar estagiários para a sua empresa

Especialista da Companhia de Estágios cita boas práticas para contratar, reter e desenvolver profissionais em início de carreira

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12 de junho de 2024
Márcia Catunda

Quais os desafios enfrentados pelos profissionais de Recursos Humanos na hora de fechar vagas de entrada no mercado de trabalho? Para responder a essa questão, Ana Krentzenstein, Gerente de Customer Success e Talent Acquisition da Companhia de Estágios, analisa como superar esses desafios e implementar práticas eficazes para atrair e reter talentos para vagas de estágio.

Cinco dicas para atrair e recrutar estagiários para a sua empresa
Foto: divulgação

 

“Hoje em dia, os estudantes e candidatos a estágio são muito exigentes e têm acesso a muitas informações. Por isso, o processo seletivo já deixou de ser uma escolha unilateral da empresa e, mais do que nunca, passou a ser bilateral, pois os candidatos também possuem recursos para fazer escolhas adequadas às suas expectativas profissionais e valores pessoais”, comenta a especialista. Para Krentzenstein, neste cenário, investir na construção de uma marca empregadora atraente e oferecer benefícios relevantes, como flexibilidade, treinamentos, programas de mentoria e cursos de idiomas, auxiliam a tornar uma empresa mais atrativa para os candidatos.

 

Esta análise é reforçada pela pesquisa Perfil dos Estagiários e Candidatos a Estágio no Brasil 2024, conduzida pela Companhia de Estágios, que revelou que 48% dos estudantes priorizam oportunidades de trabalho que proporcionem desenvolvimento profissional. “As empresas com experiência em estruturar planos de desenvolvimento, feedbacks bem elaborados, rotação de áreas e boas mentorias saem na frente”, complementa a especialista.

 

Para superar esses desafios e garantir um recrutamento assertivo, Krentzenstein listou as dicas a seguir.

 

1- Foque nas habilidades comportamentais

 

As empresas mais preparadas têm cada vez mais  deixado de exigir competências técnicas excessivas para posições de entrada no mercado de trabalho, pois há um consenso de que é mais fácil desenvolver conhecimentos técnicos (hard skills) do que habilidades comportamentais (soft skills). Assim, identificar e valorizar competências comportamentais pode ser mais eficaz a longo prazo. Isto inclui priorizar habilidades como comunicação, trabalho em equipe, resiliência e capacidade de resolver problemas, que são essenciais para o sucesso profissional em qualquer área.

 

Vale lembrar que  os estagiários são profissionais em desenvolvimento, que estão na companhia para aprender. Sendo assim, o RH e as demais lideranças da empresa precisam estar alinhados a respeito de quais serão as habilidades essenciais que esses profissionais em início de carreira precisarão colocar em prática no futuro para atender às demandas da empresa também.

 

2 – Proporcione uma boa experiência aos candidatos

 

O processo seletivo deve proporcionar uma boa experiência ao candidato. É necessário avaliar se os testes comportamentais atendem de maneira personalizada às necessidades da empresa e se são capazes de trazer os filtros adequados. Processos muito longos e repetitivos tendem a desmotivar os candidatos, além de não alcançarem os profissionais com o perfil desejado.  Por outro lado, garantir uma experiência positiva envolve transparência nas etapas do processo, feedback construtivo e um ambiente acolhedor durante entrevistas e dinâmicas, que reflete a cultura da empresa.

 

3- Faça uma boa gestão de dados e tecnologias

 

Dados e indicadores são essenciais para entender o perfil dos candidatos que a empresa tem potencial de atrair. Servem para mapear onde estão os candidatos que conhecem a sua empresa e permitem a realização de uma divulgação mais assertiva. Isso evita processos seletivos inflados com candidatos que não têm o perfil desejado. Dessa forma, é importante ver o candidato como um consumidor e colaborador em formação.

 

Ana reforça a importância de um foco qualitativo no processo de recrutamento: “É melhor ter menos candidatos inscritos para uma oportunidade de estágio com o perfil correto do que milhares apenas para fazer volume Um grande número de candidatos não reflete em qualidade.  Por isso, é crucial que os profissionais de RH utilizem dados e indicadores para atrair aqueles que realmente se alinham aos valores, cultura e necessidades da empresa.”

 

Daí a importância de se utilizar a tecnologia para monitorar a eficácia das fontes de recrutamento, além de ajustar as estratégias de divulgação para melhorar significativamente a qualidade das contratações.

 

4 – Ofereça perspectivas reais de crescimento profissional

 

Oferecer um plano de carreira estruturado e abordar a possibilidade de efetivação desde o início pode aumentar a retenção de estagiários, pois os que passam a ver perspectiva de futuro e crescimento tendem a permanecer na empresa.  Isso inclui elaborar planos de desenvolvimento individual, metas claras e oportunidades de progressão na carreira, vinculadas a programas de capacitação e desenvolvimento contínuo.

 

5 – Convoque a liderança a participar do processo seletivo

 

É sempre muito importante que a liderança esteja envolvida na definição das características e perfis adequados para cada vaga, tanto para auxiliar a definir o perfil do candidato quanto para entender o entrosamento entre a liderança direta e o novo profissional. Líderes envolvidos no processo seletivo ajudam a alinhar as expectativas dos candidatos com as necessidades reais da empresa e a criar um ambiente colaborativo desde o início. Do ponto de vista do RH, os profissionais da área precisam conhecer bem a cultura organizacional da empresa e as necessidades de cada setor, para serem mais assertivos.

 

Recrutar talentos para vagas de entrada no mercado requer uma abordagem estratégica, focada no desenvolvimento profissional, boa experiência do candidato e gestão inteligente de dados e tecnologias. Essas práticas não apenas atraem os melhores talentos, mas também os mantém engajados e motivados, garantindo o sucesso a longo prazo dos programas de estágio.

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