Ícone do site Portal GCMAIS

Oratória é uma das principais aliadas para o sucesso empresarial

Imagem: freepik

Sua mensagem está sendo transmitida de forma clara e com assertividade? O seu discurso inspira mudanças e impulsiona os resultados da sua empresa? Saber falar e impactar as pessoas ao seu redor requer dedicação. Dificilmente, você consegue fazer isso da noite para o dia. Mas como saber se a sua oratória dá resultados?

Estamos a todo instante interagindo com colegas de trabalho, líderes, gestores e clientes. Os problemas também aparecem e precisam de solução. E a sua oratória pode ser a principal aliada. Laila Wajntraub, fonoaudióloga, CEO do Clube da Fala e especialista em Comunicação e Oratória, garante que há uma distância relevante entre falar e fazer um bom discurso e, ao contrário do que muitos pensam, fazer um bom discurso não é um dom.

“Engana-se quem imagina que o discurso se faz presente apenas em situações como palestras, comunicados da diretoria ou afins. Podemos considerar que esta situação de comunicação se dá em todos os momentos em que uma pessoa fala com um determinado objetivo. E essa habilidade está diretamente atrelada à oratória e à comunicação. Ou seja, estamos falando de uma capacidade que pode ser aprendida. A capacidade de se destacar, ser ouvida e inspirar os outros começa com você”, explica Laila.

No Levantamento Global do LinkedIn (2020) foram analisados 12 milhões de anúncios de empregos e, em todos eles, as Soft Skills foram valorizadas como diferencial para a conquista de uma vaga. E é no meio de tantas habilidades que uma, em especial, se destaca: a oratória.

“A oratória foi a que recebeu maior destaque e importância, em especial porque a capacidade de se expressar bem em público abrange uma série de vantagens, tanto para o âmbito profissional quanto para o pessoal”, conta Laila.

Publicidade

Uma das habilidades fundamentais para uma líder transformadora é a capacidade de se comunicar de forma clara, direta e inspiradora. Transmitir sua visão, valores e estratégias de maneira eficaz é essencial para conquistar a confiança de sua equipe e dos stakeholders.

“O líder que tem a habilidade de se comunicar de forma clara consegue que todos os envolvidos no processo entendam as mensagens, com menos ruído e mais satisfação”, diz Laila, que ainda ressalta: “No entanto, para que isso se torne possível, é preciso ter atenção com alguns itens como: confiança, objetividade, feedback, disponibilidade, adaptabilidade e personalização.”

Laila explica que os itens listados acima são de extrema importância, pois é através deles que a comunicação clara e impactante conquista vitórias e alcança êxitos. “Muitos profissionais são admitidos pelo conhecimento que possuem e por suas habilidades técnicas. No entanto, são demitidos pela falta de habilidade comportamental”, diz Laila.

É importante que as corporações conheçam os benefícios que as relações interpessoais no trabalho proporcionam quando são positivas. “Estar aberta a novas ideias, cultivar a inteligência emocional, incentivar a criatividade e promover um ambiente de colaboração são características essenciais de líderes que desejam transformar o mercado. A capacidade de adaptar-se rapidamente às mudanças e envolver a equipe em processos de inovação é um diferencial competitivo poderoso”, finaliza Laila.

 

Sair da versão mobile