‘Manter um equilíbrio saudável entre as demandas do trabalho e as necessidades emocionais é imprescindível para a manutenção do bem-estar’
Estratégias neurológicas para um ambiente de trabalho empático
São inúmeras metas estipuladas, prazos apertados, muitas reuniões…e ás vezes, nessa correria do mundo corporativo, é fácil esquecer o lado humano das interações.
É claro que, como profissionais, todos têm responsabilidades importantes, entretanto, também é nosso dever manter um ambiente onde a empatia e o respeito mútuo sejam valores fundamentais.
‘Manter a empatia em todas as nossas relações interpessoais é primordial. Assim como com nossos amigos e familiares, esse fator é igualmente essencial no ambiente corporativo, pois ela não só ajuda a construir relacionamentos mais genuínos, como também promove um clima organizacional mais positivo e colaborativo’, é o que explica a executiva de marketing e negócios Fátima Bana, especialista em Neuropsicologia.
A empatia tem muita força no nosso cotidiano, e a preocupação pelo bem-estar coletivo reflete não apenas o bem que fazemos para os outros, mas também para nós mesmos. Esse princípio é crucial não apenas pessoalmente, mas também profissionalmente, onde a empatia pode resolver conflitos, melhorar a cooperação e fortalecer o espírito de equipe.
No entanto, sabemos que nem sempre é fácil manter essa harmonia. O ambiente de trabalho pode ser estressante, e pequenos problemas podem se acumular e nos tirar do foco das questões realmente importantes.
Bana também falou da importância de desenvolver processos para lidar com os desafios de forma eficaz, ‘como alguém com formação em marketing, psicologia e neurociências, ressalto a relevância de estratégias que nos ajudem a separar nossas emoções do nosso trabalho. A neurociência nos ensina muito sobre como nosso cérebro funciona e reage ao estresse e de como é possível manter nosso foco’.
Para simplificar, a especialista reforça o valor da empatia e das estratégias neurocientíficas de uma maneira acessível e humana, listando algumas técnicas:
- Mindfulness e Bem-Estar: Práticas simples de mindfulness e técnicas de respiração podem ajudar a reduzir o estresse e nos dar mais clareza mental.
- Gerenciamento de Estresse: Compreender como nosso cérebro percebe e responde ao estresse nos permite ajustar nossas expectativas e desenvolver estratégias para lidar melhor com ele.
- Comunicação Empática: Uma comunicação empática não apenas melhora nossos relacionamentos no trabalho, mas também fortalece a colaboração e a eficácia da equipe.
- Visão Holística: Manter uma visão ampla dos desafios organizacionais nos ajuda a priorizar melhor e a não nos distrairmos com problemas menores.
Integrar empatia e estratégias neurocientíficas na vida profissional não é apenas uma questão de eficiência, mas também de criar um espaço onde todos se sintam valorizados e apoiados. Cada pequeno gesto de bondade e cada método utilizado para gerenciar as emoções são passos importantes para a construção de um ambiente corporativo mais humano e gratificante.
‘Que possamos sempre lembrar que somos mais do que apenas profissionais cumprindo metas; somos seres humanos que compartilhamos um espaço e uma responsabilidade comum de fazer a diferença, começando pelo local onde passamos a maior parte do nosso tempo: o trabalho’, finaliza Fátima.
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