Especialista aponta 5 pilares para se tornar um bom líder nas empresas
Coluna + Emprego
5 lições de carreira para se tornar um bom líder em sua empresa
No mundo corporativo, os líderes de RH desempenham um papel crucial na promoção do desenvolvimento profissional dos colaboradores. Através de estratégias proativas e programas bem planejados, esses líderes não apenas fortalecem as competências individuais, bem como impulsionam o crescimento organizacional de maneira significativa.
Segundo pesquisa realizado pelo Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos EUA, o líder tem influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio. Ao compreender o valor intrínseco de uma liderança, os profissionais de RH estão adotando abordagens inovadoras para capacitar os colaboradores. Isso inclui a implementação de programas de treinamento personalizados que atendem às necessidades específicas de cada equipe e indivíduo.
Um exemplo disso é a Premium Essential Kitchen, empresa de refeições empresariais, que implementou em junho do ano passado, o Premium Academy, um programa interno que surgiu como uma necessidade de trabalhar o aprimoramento de habilidades corporativas e gestão de negócios.
Para Kelly Amorim, gerente de desenvolvimento organizacional da Premium, os programas internos nas empresas, como o Premium Academy, não só aprimoram as habilidades técnicas, bem como cultivam as competências comportamentais essenciais, como liderança, comunicação eficaz e resolução de problemas.
“A solução é uma ferramenta essencial para preparar líderes e profissionais para os desafios do mercado e promover uma cultura de aprendizagem contínua. É uma grande oportunidade de explorar o seu potencial e se atentar às tendências e à inovação da sua área de atuação”, comenta.
Pensando em auxiliar as empresas no desenvolvimento profissional das lideranças, listamos 5 lições de carreiras para se tornar um bom líder na sua empresa. São elas:
Seja fonte de motivação
Muitos gestores acreditam que motivação é sinônimo de bons salários, e por mais que ganhar bem seja impulsionador, isso nem sempre é uma verdade. Afinal, há ambientes de trabalho que são totalmente estressantes para os funcionários. O que os empregados das melhores empresas buscam é um lugar em que eles sintam uma razão para trabalhar e entendam qual sua real importância no negócio.
Para atingir um elevado grau de satisfação do time, é preciso ir além das ferramentas básicas e dos velhos conceitos de motivação, como, por exemplo, ofertar uma alimentação saudável em prol do bem-estar, reconhecer e valorizar o seu trabalho e promover o equilíbrio da vida pessoal e profissional.
Comunique-se com clareza
A comunicação clara e direta é essencial para garantir que todos entendam objetivos, expectativas e direções. Manter canais abertos para feedback e disponibilidade para responder dúvidas é uma boa iniciativa, visto que isso não apenas facilita o entendimento mútuo entre colegas e departamentos, mas fortalece a confiança, a eficiência operacional e a capacidade de resolver desafios de maneira colaborativa.
Inspire confiança e respeito
A confiança e o respeito são a base de uma cultura empresarial saudável. Quando os colaboradores confiam em seus gestores e são tratados com respeito, é possível criar um ambiente onde todos se sentem valorizados e contribuem para o crescimento contínuo das organizações.
Estabeleça metas e alcance-as
Defina metas desafiadoras, porém realistas, e trabalhe com a equipe para alcançá-las. O estabelecimento de metas claras e alcançáveis é essencial para guiar a equipe em direção ao sucesso e inspirar um senso de propósito.
Lidere pelo exemplo
Outra pesquisa realizada pelo Grupo Cia de Talentos em nove países latino-americanos, ouviu 130 mil pessoas, mais de 87 mil delas no Brasil. O estudo mostrou que 54% dos jovens, 55% da média gestão e 63% da alta liderança confiam nos seus CEOs.
Os resultados evidenciam a visão dos jovens sobre o mercado de trabalho atual e o que esperam do seu futuro líder. Para ser um bom gestor, o profissional deve demonstrar integridade, dedicação e um compromisso genuíno com os valores organizacionais, não apenas orientar suas equipes, bem como estabelecer padrões elevados para todos seguirem.
Seja resiliente e adaptável
Em um ambiente empresarial em constante mudança, a resiliência é o fator-chave para enfrentar os desafios que vierem pela frente. Ao enfrentarmos desafios e mudanças com flexibilidade e determinação, não só nos adaptamos rapidamente às novas circunstâncias, como também transformamos obstáculos em oportunidades de crescimento e inovação
Por fim, os gestores e líderes devem promover a empatia e apoio entre os seus colaboradores, pois quando se sentem respeitados e incentivados a manter esse equilíbrio, eles tendem a ser produtivos e leais ao propósito da empresa.
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