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5 lições de carreira para se tornar um bom líder em sua empresa

Líder conversando com a sua equipe dentro da organização. Créditos: Banco de Imagens

No mundo corporativo, os líderes de RH desempenham um papel crucial na promoção do desenvolvimento profissional dos colaboradores. Através de estratégias proativas e programas bem planejados, esses líderes não apenas fortalecem as competências individuais, bem como impulsionam o crescimento organizacional de maneira significativa.
Segundo pesquisa realizado pelo Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos EUA, o líder tem influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio. Ao compreender o valor intrínseco de uma liderança, os profissionais de RH estão adotando abordagens inovadoras para capacitar os colaboradores. Isso inclui a implementação de programas de treinamento personalizados que atendem às necessidades específicas de cada equipe e indivíduo.
Um exemplo disso é a Premium Essential Kitchen, empresa de refeições empresariais, que implementou em junho do ano passado, o Premium Academy, um programa interno que surgiu como uma necessidade de trabalhar o aprimoramento de habilidades corporativas e gestão de negócios.
Para Kelly Amorim, gerente de desenvolvimento organizacional da Premium, os programas internos nas empresas, como o Premium Academy, não só aprimoram as habilidades técnicas, bem como cultivam as competências comportamentais essenciais, como liderança, comunicação eficaz e resolução de problemas.
“A solução é uma ferramenta essencial para preparar líderes e profissionais para os desafios do mercado e promover uma cultura de aprendizagem contínua. É uma grande oportunidade de explorar o seu potencial e se atentar às tendências e à inovação da sua área de atuação”, comenta.
Pensando em auxiliar as empresas no desenvolvimento profissional das lideranças, listamos 5 lições de carreiras para se tornar um bom líder na sua empresa.  São elas:
Seja fonte de motivação
Muitos gestores acreditam que motivação é sinônimo de bons salários, e por mais que ganhar bem seja impulsionador, isso nem sempre é uma verdade. Afinal, há ambientes de trabalho que são totalmente estressantes para os funcionários. O que os empregados das melhores empresas buscam é um lugar em que eles sintam uma razão para trabalhar e entendam qual sua real importância no negócio.
Para atingir um elevado grau de satisfação do time, é preciso ir além das ferramentas básicas e dos velhos conceitos de motivação, como, por exemplo, ofertar uma alimentação saudável em prol do bem-estar, reconhecer e valorizar o seu trabalho e promover o equilíbrio da vida pessoal e profissional.
Comunique-se com clareza
A comunicação clara e direta é essencial para garantir que todos entendam objetivos, expectativas e direções. Manter canais abertos para feedback e disponibilidade para responder dúvidas é uma boa iniciativa, visto que isso não apenas facilita o entendimento mútuo entre colegas e departamentos, mas fortalece a confiança, a eficiência operacional e a capacidade de resolver desafios de maneira colaborativa.
Inspire confiança e respeito
A confiança e o respeito são a base de uma cultura empresarial saudável. Quando os colaboradores confiam em seus gestores e são tratados com respeito, é possível criar um ambiente onde todos se sentem valorizados e contribuem para o crescimento contínuo das organizações.
Estabeleça metas e alcance-as
Defina metas desafiadoras, porém realistas, e trabalhe com a equipe para alcançá-las. O estabelecimento de metas claras e alcançáveis é essencial para guiar a equipe em direção ao sucesso e inspirar um senso de propósito.
Lidere pelo exemplo
Outra pesquisa realizada pelo Grupo Cia de Talentos em nove países latino-americanos, ouviu 130 mil pessoas, mais de 87 mil delas no Brasil. O estudo mostrou que 54% dos jovens, 55% da média gestão e 63% da alta liderança confiam nos seus CEOs.
Os resultados evidenciam a visão dos jovens sobre o mercado de trabalho atual e o que esperam do seu futuro líder. Para ser um bom gestor, o profissional deve demonstrar integridade, dedicação e um compromisso genuíno com os valores organizacionais, não apenas orientar suas equipes, bem como estabelecer padrões elevados para todos seguirem.
Seja resiliente e adaptável
Em um ambiente empresarial em constante mudança, a resiliência é o fator-chave para enfrentar os desafios que vierem pela frente. Ao enfrentarmos desafios e mudanças com flexibilidade e determinação, não só nos adaptamos rapidamente às novas circunstâncias, como também transformamos obstáculos em oportunidades de crescimento e inovação
Por fim, os gestores e líderes devem promover a empatia e apoio entre os seus colaboradores, pois quando se sentem respeitados e incentivados a manter esse equilíbrio, eles tendem a ser produtivos e leais ao propósito da empresa.
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