A Companhia de Estágios, líder em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, lança uma ferramenta gratuita em seu portal: a calculadora de cota de jovens aprendizes. Desenvolvida para auxiliar empreendedores e profissionais de recursos humanos, a novidade permite calcular, de forma simples e rápida, a quantidade de jovens aprendizes que empresas devem contratar, conforme estipulado pela legislação vigente.
De acordo com a Lei n° 10.097, empresas que possuem pelo menos sete colaboradores em funções que demandam formação profissional são obrigadas a reservar de 5% a 15% de suas vagas para jovens aprendizes, mas a cota depende de trabalhadores terceirizados, temporários e outras características. Essa iniciativa visa não apenas proporcionar oportunidades de emprego e capacitação para jovens entre 14 e 24 anos, mas também contribuir para a inclusão no mercado de trabalho e o combate à evasão escolar.
“A calculadora desenvolvida pela Companhia de Estágios simplifica um processo que pode ser visto como complexo para muitas empresas. Ao responder um breve questionário sobre o perfil dos colaboradores e o regime contratual, os usuários podem determinar facilmente qual é a cota de jovens aprendizes que precisam ser contratados”, explica Bruna Tamires do Nascimento, Gerente do Programa de Aprendizagem da Companhia de Estágios.
Para utilizar a calculadora, basta acessar https://www.ciadeestagios.com.br/conteudos-para-rh/cota-jovem-aprendiz/, responder algumas perguntas sobre a estrutura da empresa e o tipo de contrato dos funcionários. Com base nessas informações, a ferramenta realiza os cálculos necessários e fornece orientações adicionais para garantir o cumprimento da legislação.