No próximo dia 20 de julho se comemora o Dia Internacional da Amizade. Quando amigos decidem se tornar sócios e abrir um negócio juntos, a combinação de amizade e parceria profissional pode ser uma grande vantagem. No entanto, essa relação também pode ser desafiadora e, se não for gerida com cuidado, pode levar a conflitos que afetam a empresa e a amizade.
“Diferenças na visão de negócios, estilos de trabalho e gestão financeira podem gerar tensões. Se não forem abordadas adequadamente, essas tensões podem escalar e comprometer tanto o sucesso da empresa quanto a relação pessoal dos sócios”, comenta Wanderley Cintra Jr., psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho. O que fazer para que a relação e os negócios não afundem? Veja 5 dicas:
Comunicação transparente
Ela é muito importante para que os sócios abordem suas preocupações diretamente entre si, utilizando uma linguagem clara e respeitosa. Isso pode ser feito através de reuniões regulares de feedback. É importante que nesse momento o foco seja falar sobre a empresa, e não no que fizeram no fim de semana. “Dessa forma, a amizade é preservada ao mesmo tempo em que o ambiente de trabalho se mantém saudável”, diz Wanderley Cintra Jr..
Saiba escutar
Outro ponto é a escuta ativa, que envolve prestar atenção ao que o outro está dizendo, sem interrupções ou julgamentos. A falta de escuta ativa é, de maneira geral, muitas vezes responsável pelo fim de parcerias, pois há sempre um lado que não se sente escutado, podendo levar isso para o lado pessoal. “É importante que os sócios se sintam ouvidos e compreendidos, o que pode evitar que os problemas pessoais transbordem para o ambiente de trabalho”, comenta Wanderley Cintra Jr..
Pessoal x profissional
Devem ser separados no ambiente de trabalho. Isso pode ser feito através de políticas bem definidas e treinamentos regulares. O foco deve ser nas responsabilidades e nos objetivos da empresa. “Reforce que, durante o horário de expediente, as interações devem ser profissionais. Isso não significa que as relações pessoais sejam desconsideradas, mas que elas não devem comprometer o desempenho profissional”, destaca Wanderley Cintra Jr..
Gestão de tempo
Uma boa maneira de manter o foco é utilizar ferramentas de gestão de tempo e projetos. Agendas compartilhadas e aplicativos de gerenciamento de tarefas podem ser úteis para que os amigos mantenham suas responsabilidades profissionais bem-organizadas. “Dessa forma, um sabe exatamente o que o outro está produzindo, criando uma motivação mútua”, diz Wanderley Cintra Jr..
Estabeleça acordos
Desde o início. Esse acordo garante que todos os envolvidos estejam alinhados com as expectativas e responsabilidades. Muitas vezes, cada sócio, antes da sociedade, já possui uma rotina de trabalho específica, que pode conflitar com a do amigo. “Conversar e entender como vai funcionar é uma forma de evitar ruídos na forma de trabalhar de cada um”, explica Wanderley Cintra Jr..
Sobre Wanderley Cintra Jr.
Wanderley Cintra Jr. é psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho. Cintra possui mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas, acumulando mais de 55 mil horas de treinamentos ministrados.
Já deu entrevistas para O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, UOL, Exame.com, O Globo, dentre outros grandes veículos. Tem propriedade para falar de saúde mental, burnout, empreendedorismo, semana de trabalho com quatro dias, liderança, inteligência emocional, carreira, dentre outros temas.
Para mais informações, acesse: https://www.wanderleycintra.com.br/