Ícone do site Portal GCMAIS

Cinco dicas para mandar bem como Jovem Aprendiz

Imagem: pexels

No mês de maio, o Brasil registrou 602.671 jovens aprendizes contratados, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego. Foi o maior número da série histórica, desde que  passou a ser regulamentado no ano 2000. O programa Jovem Aprendiz no Brasil é uma iniciativa destinada a jovens entre 14 e 24 anos, que visa  proporcionar uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

O programa junta a vivência dos estudantes nas empresas com aulas teóricas das instituições de ensino parceiras. Os jovens aprendizes passam um tempo trabalhando em empresas, onde ganham habilidades e conhecimentos práticos que completam a formação escolar. Assim, o programa ajuda no desenvolvimento profissional dos jovens, criando uma base sólida para futuras oportunidades de emprego e carreira.

Para que essas experiências sejam ainda mais positivas, Bruna Tamires Nascimento, Gerente do Programa de Aprendizagem da Companhia de Estágios, líder no Brasil em recrutamento, seleção e gestão de estagiários, trainees e jovens aprendizes, apresenta a seguir algumas dicas para que você ingresse com mais assertividade no mercado de trabalho.

 

 

Publicidade

Um dos maiores desafios enfrentados pelos jovens aprendizes é a falta de experiência e as dificuldades de comunicação dentro das empresas. Bruna destaca a importância de desenvolver habilidades de comunicação como parte essencial do aprendizado. “A comunicação é um dos pontos mais fortes para se desenvolver no escopo do aprendizado”, explica.

“Os jovens devem sempre perguntar ao gestor, se atentar às informações da empresa e aprender a se comunicar com diferentes departamentos, como RH e equipes de apoio.”

Para isso, a dica é desenvolver sua habilidade de comunicação, já que é essencial para o seu aprendizado. Pergunte sempre ao gestor, preste atenção nas informações da empresa e aprenda a se comunicar com diferentes departamentos, como RH e equipes de apoio.

 

 

Fique atento aos detalhes da fase de integração e procure sempre maneiras de melhorar. Dedique-se tanto ao aprendizado na empresa quanto no curso teórico. Lembre-se de que ambas são avaliadas e fundamentais para a sua avaliação final pela empresa.

“Muitos aprendizes acreditam que apenas desempenhar bem a prática é suficiente, mas o programa exige um bom desempenho em ambas as áreas. As atividades são avaliadas com notas e desempenhos, sendo fundamentais para a avaliação final pela empresa”, diz a especialista.

 

 

Bruna aconselha os jovens a aproveitarem todas as chances de aprendizado dentro da empresa, incluindo a participação nos chamados job rotations, que fazem parte do programa e consistem em periodicamente mudar os colaboradores de áreas dentro da mesma organização. O objetivo principal dessa prática é diversificar as habilidades dos funcionários, aumentar o conhecimento sobre diferentes áreas da empresa e promover um entendimento mais abrangente das operações do negócio. Além disso, a rotação de funções pode ajudar a identificar talentos ocultos, reduzir o tédio e a monotonia, aumentar a motivação e o engajamento.

“O programa Jovem Aprendiz é feito justamente para expandir o conhecimento dos jovens e apresentá-los a mais funções e opções no mercado de trabalho. É o momento de perguntar e de conhecer. Mostrar engajamento e disposição para aprender, ser flexível e conversar com gestores são atitudes que podem fazer a diferença”, destaca.

 

 

Uma boa estratégia durante o programa é tentar ir atrás do que te interessa, se aprofundar em temas e atividades que despertam seu interesse e podem te ajudar a descobrir a sua vocação. Se possível, participe de treinamentos, cursos e workshops oferecidos pela empresa. Ao final do programa, você sairá com um diploma de conclusão na ocupação escolhida e uma bagagem enriquecedora no currículo. Algumas empresas oferecem trilhas de desenvolvimento para os aprendizes, preparando-os ainda mais para o mercado de trabalho. É o momento certo para vivenciar todos os aprendizados que se apresentam.

 

 

Cumprir as regras do programa, ser responsável, pontual e criativo são qualidades que irão te destacar durante o programa. Comprometer-se com tarefas e entregá-las dentro do prazo fazem com que você conquiste a confiança dos demais profissionais, o que é muito importante para formar uma rede de contatos profissionais mais sólida, que poderá auxiliar a encontrar vagas de trabalho e de educação no futuro. O jovem também lida com a oportunidade de aprender a gerir seu salário, economizando quando possível em prol de objetivos maiores.

Sair da versão mobile