Hoje, falar um segundo idioma é um diferencial, principalmente para se destacar no mercado de trabalho. De acordo com um levantamento da plataforma Preply, para 61% dos brasileiros o aprendizado de uma nova língua dá acesso a um leque mais diversificado de clientes e possibilidades de trabalho, sendo imprescindível para aqueles que buscam um cargo de liderança (53%) e melhores oportunidades, com salários mais atrativos (59%). Um estudo da Catho, plataforma de vagas de emprego, destacou também que a fluência em inglês pode incrementar os salários em até 70%.
Dados da Page Personnel apontam que 60% dos cargos exigem o domínio do inglês, porém, estudantes terminam o Ensino Médio sem proficiência adequada do idioma para o mercado de trabalho, conforme revelou o estudo “Como o inglês capacita seu amanhã: o impacto transformador do inglês em sua carreira”, realizado pela multinacional britânica de educação Pearson.
Com o idioma sendo pré-requisito em diferentes áreas, é comum que alguma etapa do processo seletivo de uma vaga seja a entrevista em inglês. “Muitas pessoas estudam o inglês por causa da entrevista com o recrutador, ainda mais porque o idioma é cada vez mais solicitado pelas empresas como premissa básica para um cargo”, explica Professor Kenny, especialista em linguística e inovação educacional, fundador da escola Kenny Idiomas e um dos professores de idiomas que mais se destaca na internet, com mais de 5 milhões de seguidores em suas redes sociais.
Por não ser a língua nativa do brasileiro, a conversa com o recrutador pode causar desconforto e apreensão no candidato, ainda mais porque é frequente sentir vergonha na hora de falar o idioma, com medo de cometer erros causados pela dificuldade em aprender a língua. “É importante estar atento a ordem das palavras na hora da entrevista de emprego, para não ser pego de surpresa pelo recrutador durante a conversa em inglês”, orienta. “Às vezes, você entende a pergunta, mas não está preparado para respondê-la. Por isso, é fundamental pesquisar e estudar antes da entrevista com o RH”, completa o professor.
Segundo o especialista, algumas perguntas são as preferidas dos profissionais de recursos humanos, aparecendo quase que em toda entrevista de emprego. Se você é um candidato a uma vaga e vai passar por essa etapa em breve, conheça as nove mais utilizadas nessa fase do processo seletivo e se prepare.
As nove perguntas em inglês que mais aparecem durante uma entrevista de emprego:
Tell me about yourself? / Me conte mais sobre si mesmo?: “É a mais comum de todas e demonstra que o recrutador quer saber mais sobre você. Essa é uma maneira comum de perguntar sobre suas qualidades, características e caráter, por isso é importante responder com adjetivos que melhor te descrevam e que você pode pesquisar antes dessa conversa”, aconselha Kenny.
Are you satisfied with your career? / Você está satisfeito com a sua carreira?: “De vez em quando, a palavra career pode ser trocada por job, mas a finalidade é a mesma, saber se você está satisfeito no lugar que está trabalhando atualmente”, destaca.
What do you like about your job? / O que você gosta no seu emprego atual?: “Essa é a sua oportunidade de descrever as situações ou atividades que gosta de executar na empresa. Seja assertivo”, salienta o especialista.
What are your best qualities? / Quais são suas melhores qualidades?: “Essa pergunta é simples e fácil. Você pode se preparar antes da entrevista e elencar características suas que você considera que fazem diferença no ambiente de trabalho e somariam ao cargo que você está se candidatando”, reforça.
What is your greatest weakness? / Qual é a sua maior fraqueza?: “Essa é a hora de expor pontos que precisam ser melhorados, mas, é necessário ser confiante para não causar uma impressão negativa”, argumenta Professor Kenny.
Why do you want to leave your current job? / Por que você quer sair do seu emprego atual?: “Essa é uma pergunta clássica, afinal, você está concorrendo a uma nova posição. Tente ser objetivo na hora de formular a resposta”, recomenda.
Why should we hire you? / Por que nós deveríamos contratar você?: “Novamente, esse é o momento de enaltecer suas habilidades e qualidades. Treinar em casa antes da conversa em inglês pode ser um trunfo na hora de passar segurança ao recrutador”, estimula o especialista.
Why do you think you are the best candidate for this position? / Por que você acha que é o melhor candidato para esta posição?: “Geralmente, essa pergunta é realizada no fim do papo, quando o recrutador já acumulou alguma bagagem sobre você durante a entrevista”, esclarece.
Do you get along well with people? / Você se dá bem com outras pessoas?: “Perguntas sobre relacionamento são muito frequentes em entrevistas de emprego, principalmente porque a maioria das vagas exige um bom convívio com os colegas de trabalho. Exponha seus pensamentos de maneira clara que tenho certeza de que você se dará bem”, finaliza.