Ícone do site Portal GCMAIS

Mercado de Trabalho: 10 dicas para conseguir emprego temporário no fim de ano

Imagem: divulgação

Com a aproximação das festas de fim de ano, o comércio registra um aumento expressivo nas vendas, o que impulsiona a oferta de vagas temporárias. A concorrência por esse tipo de vaga segue um processo semelhante ao de empregos convencionais, com entrevistas e etapas seletivas criteriosas. Juliana Nóbrega, especialista em Mercado de Trabalho e professora de Marketing do Centro Universitário de Brasília (CEUB), lista dicas para ajudar a conquistar a desejada vaga temporária ou, até mesmo, uma oportunidade definitiva.
Confira 10 dicas práticas da docente do CEUB:
1. Onde buscar vagas temporárias no final do ano
Uma boa opção é acompanhar os canais que as empresas costumam usar para divulgar essas oportunidades, como o SINE/ Agência do Trabalhador ou o próprio site da empresa. Ficar atento a esses meios é essencial para não perder as vagas!
2. LinkedIn e outros meios de busca
Embora o LinkedIn possa ser útil, as vagas temporárias raramente são divulgadas por lá. O mais importante é ter um currículo bem elaborado e, durante a entrevista, demonstrar disposição para contribuir de forma imediata. Mostrar que está pronto para assumir desafios e se adaptar rapidamente às demandas faz a diferença.
3. Melhor época para procurar
Os meses que antecedem grandes datas comemorativas são os mais propícios para essas vagas. A indústria inicia contratações entre seis e quatro meses antes para aumentar produção e estoques. Por exemplo, a indústria gráfica contrata com bastante antecedência para atender à demanda de material escolar, enquanto o comércio geralmente abre vagas temporárias com um ou dois meses de antecedência das festas de fim de ano, em novembro.
4. O que as empresas buscam
Empregadores valorizam candidatos com experiência na área, pois isso facilita uma integração mais acelerada. Em vagas temporárias, o profissional deve se adaptar rapidamente às funções, já que a contratação visa atender a uma demanda urgente. A versatilidade é uma característica importante: os empregadores buscam profissionais capazes de assumir funções conforme a necessidade, a exemplo de um vendedor que possa operar o caixa ou auxiliar no estoque.
5. Destaque sua experiência anterior, mas permita-se aprender
A experiência anterior pode, de fato, ser um fator decisivo, já que as empresas precisam que o profissional se integre rapidamente ao trabalho. No entanto, isso não exclui quem não tem experiência e deseja se candidatar a uma vaga temporária. Nessas situações, é essencial demonstrar disposição para aprender rapidamente e ser flexível, mostrando-se útil em diversas áreas. Ter essa atitude proativa pode ser tão valioso quanto ter experiência.
6. O temporário pode virar permanente
Muitas vezes, a empresa já busca preencher uma vaga efetiva e pode aproveitar os trabalhadores temporários que se destacarem. Além disso, o mercado de trabalho está favorável, com a retomada de vagas extintas durante a pandemia, o que amplia as oportunidades. Para aumentar as chances de efetivação, a dica é agir como um profissional efetivo desde o início: assuma as tarefas com responsabilidade, demonstre interesse pela empresa, sua cultura e dinâmica, seja sempre pontual e proativo.
7. Comportamentos que não colaboram com efetivação
Muitos profissionais temporários caem na armadilha de adotar atitude “morna”, acreditando que, por estarem em uma posição temporária, não são vistos como parte integral da equipe. No entanto, a empresa avaliará sua performance com base no que demonstra durante o período temporário. Mostrar dedicação, iniciativa e comprometimento pode ser o diferencial que leva à efetivação. Flexibilidade, energia e boa vontade são essenciais. O fim de ano é um período de alta demanda, com muitos clientes e uma atmosfera frenética. Profissionais que lidam bem com esse ritmo acelerado e com pressão tendem a se destacar.
8. Oportunidades em regiões com baixo fluxo de turismo
A indústria pode ser uma boa alternativa, se estiver presente, assim como o setor educacional, que após as festas contrata para organizar o ano letivo, lidar com matrículas e preparar material escolar. A área de logística oferece oportunidades, especialmente devido ao aumento das compras online neste período.
9. Como destacar perfis de idosos ou pessoas sem experiência
Existem grupos que podem enfrentar mais dificuldades, mas uma forma de se destacar é demonstrar disponibilidade e energia. Jovens e idosos, por terem menos responsabilidades familiares, podem ser flexíveis em relação a horários e jornadas, o que é uma vantagem. Mostrar disposição para ajudar onde for necessário e adaptabilidade pode fazer a diferença.
10. Trabalhos autônomos e aplicativos
Como no final de ano muitas pessoas buscam resolver pendências, isso cria oportunidades para freelancers e prestadores de serviços. O setor de serviços por aplicativos, como entrega e transporte, tendem a ter uma demanda maior devido ao aumento no consumo.
Sair da versão mobile