Ícone do site Portal GCMAIS

Onde estão as vagas? Minissérie pretende desvendar o mercado de trabalho e a busca por empregos

A busca por emprego no Brasil tem se transformado continuamente, impulsionada pela crescente adoção de tecnologias avançadas nos processos de recrutamento e seleção. Para ajudar as pessoas candidatas a se adaptarem a um novo cenário de mercado, a Gupy, a maior HR Tech da América Latina, está lançando uma minissérie online, educativa e apresentada pelo jornalista e comediante Rafael Cortez. Em cinco episódios, o projeto traz dicas práticas e informações valiosas sobre o uso de tecnologia, em especial sobre o papel da inteligência artificial (IA), no recrutamento.

“Em janeiro, lançamos o Manifesto da Experiência da Pessoa Candidata, um compromisso da Gupy com a empregabilidade eficiente, que tem o objetivo de viabilizar candidaturas mais simples, processos seletivos mais responsáveis, e levar informação e conhecimento rico para pessoas e empresas. A websérie vem ao encontro deste terceiro pilar, e de uma demanda constante do mercado por mais informações sobre os novos modelos e processos de recrutamento e seleção nas empresas”, explica Jhenyffer Coutinho, Líder da Experiência da Pessoa Candidata na Gupy.

Com a recente marca atingida, de 3 milhões de contratações pela plataforma, a Gupy se compromete, ano a ano, com o investimento constante no desenvolvimento de recursos que apoiem a conexão entre empresas e pessoas candidatas, impulsionando ambos os lados.

“Junto com o lançamento da minissérie, lançamos também uma atualização do Portal de Vagas da Gupy, uma página na qual pessoas candidatas podem navegar por todas as oportunidades disponíveis em empresas que usam a plataforma Gupy Recrutamento & Seleção, filtrando as vagas pelas suas preferências de local, formato de trabalho, área de atuação, entre outros critérios. Atualmente, cerca de 100 mil vagas são abertas mensalmente nos nossos clientes e, agora, além das vagas, a ideia é que as pessoas possam encontrar nele diversos conteúdos de apoio na jornada de busca de oportunidades também.”, complementa Jhenyffer.

A minissérie

Publicidade

Logo no primeiro episódio, a série destaca como a  tecnologia pode impactar positivamente o acesso das pessoas às vagas. Antes, muitos sequer ficavam sabendo de vagas disponíveis, e agora conseguem ter acesso a milhares em um único lugar, facilitando tanto o acesso quanto o próprio processo de candidatura. Se antes as pessoas encontravam limitações físicas, precisando ir até as empresas para entregar seu currículo, agora a tecnologia permite que elas consigam se candidatar a diversas vagas em poucos cliques, ampliando consideravelmente o alcance das pessoas.

Apesar da facilidade,  o uso da tecnologia para os processos de recrutamento e seleção também pode gerar um grande aumento na concorrência pelas vagas. Olhando para um cenário onde milhares de pessoas concorrem pela mesma posição, o segundo episódio da série explora o papel da Inteligência Artificial como uma ferramenta essencial para tornar a seleção de pessoas candidatas mais justa e eficiente. Por unanimidade, profissionais de RH e IA afirmam: a tecnologia revoluciona.

No terceiro episódio da minissérie, Rafael Cortez vai às ruas para entender o ponto de vista de quem passou pelo processo seletivo via Gupy.  É abordado como o mercado está competitivo, mas que mesmo assim, é possível encontrar vagas realizando as etapas da maneira correta.

Ainda com o objetivo de mostrar como as pessoas podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, no quarto episódio da série especialistas da Gupy explicam sobre  como funciona a ordenação de currículos feita na plataforma a partir da compatibilidade entre habilidades e experiências da pessoa com o que é pedido pela vaga. Além disso, especialistas dão dicas valiosas sobre como construir um bom currículo, otimizar a busca de empregos e usar as plataformas e funcionalidades a seu favor.

No último episódio, a Gupy, HRtech líder em soluções de tecnologia para RH e gestão de pessoas, reforça o seu papel e  responsabilidade, junto aos clientes, de tornar o mercado de trabalho mais justo e inclusivo. Há quase uma década,  a empresa desenvolve tecnologia de ponta e treina sua inteligência artificial para combater vieses de gênero, raça e outras desigualdades. Com uma equipe de tecnologia diversa e comprometida, a IA é projetada para minimizar vieses e apoiar empresas a evoluírem em direção a ambientes de trabalho mais diversos e igualitários.

A websérie pode ser vista, na íntegra, no canal da Gupy no YouTube, e promete entregar um conteúdo diferente de tudo o que já foi feito pela empresa.

Sair da versão mobile