O período de férias é uma boa oportunidade para refletir sobre erros e acertos na trajetória profissional e criar novo um plano de carreira
Resoluções de ano novo: como traçar metas profissionais para 2025?
Estabelecer resoluções de Ano Novo é uma ótima maneira de organizar os passos profissionais e criar estratégias para conquistar o primeiro emprego, ou até mesmo avançar dentro de uma empresa. Mas o que esperar do mercado de trabalho do futuro? De acordo com o novo relatório Jobs & Hiring Trends do Indeed, os trabalhadores precisarão de adaptabilidade para acompanhar a competitividade em 2025, enquanto os recrutadores devem valorizar habilidades além das conquistas acadêmicas, promover transparência salarial, oferecer flexibilidade e fornecer benefícios para reter talentos, já que a demanda por trabalhadores permanecerá alta.
“O Ano Novo traz muitos ritos de passagem, nos quais buscamos encerrar capítulos e abrir espaço para novas experiências. Na esfera profissional, é o momento perfeito para se inscrever em um novo curso ou planejar uma transição de carreira. Independentemente dos resultados do ano anterior, é importante manter o bom humor e o otimismo ao se dar a chance de um recomeço”, afirma Lucas Rizzardo, Diretor de Vendas do Indeed Brasil.
No entanto, colocar metas de carreira no papel pode não ser um processo fácil. Para ajudar, o Indeed selecionou as quatro principais dicas para definir resoluções de Ano Novo.
Refletindo sobre o ano que passou
Refletir sobre o ano pode ajudar não apenas a relembrar conquistas profissionais, o que pode aumentar a autoestima para seguir os próximos passos, mas também a reconhecer os erros cometidos para garantir que não se repitam. Dessa forma, os trabalhadores podem identificar áreas ou habilidades que precisam ser aprimoradas.
Definindo objetivos
Um bom plano de carreira é guiado por objetivos claros. É recomendado estabelecer metas de longo, médio e curto prazo, em ordem de prioridade e viabilidade. Isso ajuda a identificar quais são as mais tangíveis no momento e a conectá-las por meio de etapas práticas.
Conectando objetivos às metas
As metas são ações práticas ao alcance do candidato ou trabalhador. Por exemplo, se o objetivo final é trabalhar em uma empresa internacional, uma meta inicial pode ser começar um curso de inglês para garantir a comunicação com potenciais gestores e colegas estrangeiros no futuro.
“Nem toda meta será alcançada em um ano, por isso, outra dica é dividi-las em etapas menores, como uma por mês ou uma por semestre. O importante é segui-las na direção de um objetivo maior”, acrescenta Rizzardo.
Criando um cronograma
Por fim, criar um cronograma com prazos ajudará a combinar as novas atividades necessárias com as que já estão sendo realizadas. Outra sugestão é manter um registro por escrito do plano de carreira para garantir disciplina dentro de uma rotina equilibrada.
“Um plano permite que as pessoas tenham uma visão geral de suas jornadas profissionais e, claro, é possível fazer ajustes a cada ano. Determinação e foco são essenciais, mas também devemos reservar espaço para o lazer, preservando a saúde mental ao longo do processo,” conclui Rizzardo.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.