Indeed destaca estratégias para gerenciar equipes e promover uma colaboração eficaz, integrada e produtiva entre colaboradores
5 habilidades essenciais para líderes de primeira viagem
Administrar uma equipe no trabalho exige um conjunto de habilidades interpessoais, frequentemente chamadas de soft skills, para aproveitar as melhores qualidades de cada membro do time e alinhá-las para apoiar o grupo como um todo. Gerenciar pessoas pode ser desafiador, especialmente para líderes de primeira viagem que acabaram de ser promovidos ou que recentemente assumiram um novo cargo de liderança em outra empresa.
De acordo com o Indeed, site de empregos número 1 do mundo, criar um ambiente colaborativo e desencorajar qualquer senso de competição entre os membros da equipe são passos essenciais para estabelecer um fluxo de trabalho coeso e produtivo, aproximando o time das metas da empresa.
“Há certas habilidades indispensáveis para a liderança. Algumas são mais básicas e dependem exclusivamente do profissional, como escuta ativa, flexibilidade, técnicas de gestão e comunicação eficaz”, afirma Lucas Rizzardo, Diretor de Vendas do Indeed Brasil. “Além dessas, existem habilidades mais complexas e também necessárias, que envolvem o modo de interação com as equipes, incluindo resolução de conflitos, empatia, resiliência, ética e delegação de tarefas.”
Aprendendo com os antecessores
Se for possível, é recomendado que o novo líder entre em contato com coordenadores anteriores para obter informações sobre os membros da equipe e as melhores estratégias para gerenciá-los. Caso isso não seja viável, ouvir outros gestores do mesmo nível ou os próprios membros da equipe também é um bom começo.
Conhecendo cada membro da equipe
A primeira conversa pode definir o tom de um relacionamento, por isso é recomendável buscar uma conexão humana com cada integrante, perguntando sobre os seus interesses e hobbies antes de tratar das motivações profissionais. Essa abordagem facilita o entendimento das responsabilidades e preferências de estilo de gestão. Isso é relevante principalmente para líderes que são novos na empresa, mas também é uma prática que pode ser adotada por aqueles que foram promovidos internamente.
Estabelecendo expectativas
É crucial que o novo gestor comunique claramente suas expectativas, já que podem diferir das da administração anterior. Isso envolve explicar as métricas que poderão ser adotadas e a frequência com que serão avaliadas. Calendários e planilhas podem ajudar a organizar esse processo.
Organizando atividades de integração
Para equipes novas, propor atividades coletivas pode ser uma excelente forma de apresentar os integrantes uns aos outros, caso ainda não se conheçam. Essa estratégia também contribui para melhorar as dinâmicas e resolver possíveis conflitos. Dependendo da situação, o senso de colaboração pode ser incentivado por meio de workshops ou encontros sociais, como happy hours.
Aprendendo a trabalhar com novas tecnologias
Se manter atualizado com novas tecnologias tornou algo vital na era da inteligência artificial generativa (GenIA). Mesmo que o líder não trabalhe diretamente com essas ferramentas, é importante entender seu uso para monitorar a implementação na equipe, garantindo que sejam utilizadas para agilizar tarefas sem comprometer a qualidade e permitindo que a equipe dê o seu melhor.
Solicitar feedback
Um gestor deve estar aberto a ouvir opiniões honestas da equipe para aprimorar suas habilidades e conseguir administrar de forma eficaz. Isso beneficia a todos, já que ambos os lados trabalham para construir uma relação de confiança. O feedback nem sempre precisa ser dado de forma aberta e pode ser coletado por meio de pesquisas individuais ou anônimas.
“Saber ouvir as ideias daqueles que estão no dia a dia parece algo secundário, mas é nesse ponto que muitos profissionais falham. Um verdadeiro líder precisa ter a habilidade de motivar e incentivar as pessoas”, afirma Rizzardo.
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