Ícone do site Portal GCMAIS

Especialista dá 5 dicas para começar 2025 com o primeiro emprego

foto: divulgação

Uma boa preparação é a melhor saída para lidar com o desconhecimento e as inseguranças na hora de procurar o primeiro emprego. Alexandre Mutran, diretor-executivo da Junior Achievement Brasil, organização não-governamental que atua na preparação de jovens para o mercado de trabalho, dá cinco dicas para quem deseja a primeira oportunidade de trabalho.

  1. Currículo: o texto deve ser direto e claro. Também é importante usar palavras-chave relacionadas à vaga, como habilidades requeridas na descrição, já que muitos recrutadores utilizam ferramentas de inteligência artificial para filtrar os currículos que recebem. Mutran explica que a estrutura tradicional dos currículos ainda é válida – informações pessoais, objetivo profissional, formação escolar e experiências, caso tenha. “Para o primeiro emprego, você pode incluir cursos, atividades extracurriculares, trabalhos voluntários ou projetos acadêmicos que demonstrem habilidades e competências relevantes para a vaga”, completa.
  2. Networking: amigos, familiares e professores são pessoas a quem recorrer quando ainda não se tem contatos relacionados a algum emprego. “O networking é uma rede de contatos capazes de contribuir com a trajetória profissional. Eles podem indicar oportunidades, dar sugestões e levar o seu currículo para recrutadores. Futuramente, colegas de trabalho também entram nessa lista”, explica Mutran.
  3. Qualificação: há uma série de cursos gratuitos para adquirir ou aperfeiçoar habilidades. Na Junior Achievement Brasil, a plataforma ‘Inspira JA’ oferece cursos online gratuitos em educação financeira, empreendedorismo e inovação. São dezenas de oportunidades de qualificação, com certificados, que agregam valor ao currículo. Vale conferir também sites de universidades e outras instituições renomadas.
  4. Entrevista de emprego: pesquisar sobre a vaga e a empresa é importante para ter um desempenho melhor na conversa e ajuda a adotar uma postura mais confiante. “Faz muita diferença demonstrar interesse e proatividade, por isso a preparação para a entrevista. Aqui também entram outros pontos tradicionais, como se vestir bem e ser respeitoso com todos na empresa onde fizer uma entrevista”.
  5. Cuidar da comunicação: expressar-se com naturalidade, mas com atenção às normas da língua portuguesa e não falar (ou escrever) gírias e palavrões. “Os candidatos devem demonstrar calma e tranquilidade, não precisa forçar um jeito de falar que não é seu. Porém, as conversas no trabalho são mais sérias do que nas rodas de amigos e exigem um nível de formalidade, principalmente na entrevista e no currículo”, explica o diretor-executivo da JA Brasil.

 

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT (JA)

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo” em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens. No Brasil, a JA está há quatro décadas e já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários.

Os programas de educação financeira são reconhecidos pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo e em 2024 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo. Saiba mais em jabrasil.org.br

Publicidade
Sair da versão mobile