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Paradoxo entre desemprego e sobra de vagas começa no recrutamento, afirma especialista

O Brasil encerrou 2024 com uma taxa de desemprego de 6,4%, a menor em quase uma década, mas ainda enfrenta um paradoxo: enquanto 7 milhões de brasileiros permanecem desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 52% dos negócios brasileiros enfrentam dificuldades para encontrar profissionais com as habilidades necessárias, aponta a pesquisa Escassez de Talentos do ManpowerGroup.

A falta de acesso à educação e capacitação continua sendo um dos principais desafios do mercado de trabalho, evidenciando desigualdades sociais e educacionais no país. Em contrapartida, tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), têm ganhado espaço, em especial na etapa de recrutamento. De acordo com Paulo Lazari, CEO da Recrutei, HRTech brasileira, esse é um exemplo de como a inovação pode ser aliada na redução da discrepância entre o desemprego e as vagas em aberto.

“Ao integrar funcionalidades como matching comportamental e busca ativa feita pela IA, é possível melhorar significativamente a experiência de recrutamento, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de contratação. As organizações conseguem identificar profissionais que condizem com os requisitos e os candidatos têm acesso a um processo mais simples, responsivo e humanizado de contratação”.

Além disso, um levantamento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) revelou que 72% das empresas no país não conseguem preencher as vagas com candidatos qualificados. Lazari afirma que há também um problema na falta de equilíbrio. “É impossível negar que há um desalinhamento entre as expectativas de empresas e candidatos que resulta em desafio. As corporações devem alinhar as demandas do mercado com os valores dos candidatos e isso começa logo no recrutamento”.

Inteligência artificial e a maximização da experiência

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A inteligência artificial tem se estabelecido como o motor de todos os setores do mercado de trabalho. No contexto de seleção de candidatos, por meio de algoritmos sofisticados, plataformas de recrutamento conseguem analisar currículos e identificar compatibilidades com maior precisão, ajudando empresas a encontrar os talentos ideais e profissionais a se destacarem em processos seletivos.

Na Recrutei, por exemplo, as soluções de triagem automatizada e análise técnica e comportamental por meio de inteligência artificial garantem que os negócios recebam os candidatos mais alinhados às necessidades. “A ideia é promover uma experiência de recrutamento que priorize empatia e conexão, além de destacar oportunidades de desenvolvimento dentro da organização”, reforça o CEO.

Ao começar pelo processo de Recrutamento e Seleção (R&S), todo o ambiente corporativo pode ser otimizado por meio da tecnologia. O impacto positivo da IA no R&S mostra como ferramentas como essa podem ajudar a resolver problemas estruturais do mercado de trabalho, destacando que soluções inovadoras estão sendo responsáveis por moldar o futuro do setor.

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