Márcia Catunda
Coluna + Emprego

ArcelorMittal abre inscrições para 75 vagas de Aprendiz, com oportunidade para Pessoas com Deficiência

O Programa Jovem Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência ArcelorMittal unidade Pecém já treinou 781 jovens, que foram contratados pela produtora de aço ou preparados para ingressar em outras indústrias no Ceará

Compartilhe:
2 de abril de 2025
Márcia Catunda

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência ArcelorMittal unidade Pecém 2025 (Ceará). Os interessados em iniciar uma carreira de sucesso na indústria podem se inscrever até 21 de abril de 2025 por meio dos links https://bit.ly/aprendiz-arcelormittal e https://bit.ly/aprendiz-arcelormittal-pcd.

ArcelorMittal abre inscrições para 75 vagas de Aprendiz, com oportunidade para Pessoas com Deficiência

O Programa da ArcelorMittal Pecém vai ofertar 75 vagas distribuídas entre os cursos de Operador de Processo Siderúrgico; Operador de Manutenção Eletromecânica e Assistente Administrativo. Para participar da seleção, é preciso ter entre 18 e 22 anos e Ensino Médio completo no ato da inscrição. As vagas são, preferencialmente, para pessoas residentes nos municípios próximos à usina no Ceará: São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru.

“O nosso Programa Jovem Aprendiz é uma das principais formas de ingressar na ArcelorMittal. Além de darmos oportunidades a muitos jovens da região, a gente trabalha o nosso Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, com as vagas para pessoas com deficiência. Além disso, faz parte do nosso investimento no futuro da nossa empresa e de outras indústrias no Complexo do Pecém, já que também terão disponíveis no mercado profissionais capacitados”, ressalta a gerente geral de Recursos Humanos da ArcelorMittal unidade Pecém, Gisele Sestren.

60% de contratação e parceria com SENAI-CE

Atualmente, a produtora de aço conta com 73 aprendizes em formação nos diferentes setores da usina. No total, 781 pessoas passaram pelo Jovem Aprendiz ArcelorMittal Pecém, dos quais 436 já foram contratados (60%) por meio do programa, que é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE), instituição que oferece capacitação para formação continuada.

Fazer parte da maior produtora de aço do Brasil tornou-se realidade para Carolina Rodrigues, de São Gonçalo do Amarante, aprendiz administrativo na ArcelorMittal unidade Pecém. Selecionada em 2024, a profissional destaca as diferentes vantagens adquiridas ao longo da formação.

“A ArcelorMittal não apenas me deu uma oportunidade, mas me preparou ainda mais para encarar novos desafios com confiança e determinação. Estou ganhando, nessa jornada, ainda mais maturidade, capacitação e com uma bagagem de experiência incrível”, comenta, ela que faz parte do quadro de empregados pessoa com deficiência da unidade Pecém, que é de 5,6%, acima do que é cobrado pela legislação.

Quem compartilha da mesma experiência é a Larissa Martins, de Caucaia, que trabalha no Laboratório Central da usina. “Tem sido uma vivência transformadora para mim e eu sou bastante grata pela oportunidade.  Estou motivada a continuar crescendo e contribuindo cada vez mais, da melhor forma possível”, declara Larissa.

Para Hermenegildo Santos, de São Gonçalo do Amarante, que atua no Pátio de Matérias-Primas, está sendo a primeira experiência com carteira assinada. “A vivência na usina trouxe uma grande mudança na minha vida e na experiência profissional. Ensinou-me não só sobre o trabalho, mas também sobre planejamento, comunicação e postura profissional. Hoje me sinto mais preparado para o futuro e grato por ter feito parte deste programa”, comenta Hermenegildo.

Aço não é tudo igual, aço é ArcelorMittal

A ArcelorMittal Pecém faz parte do Grupo ArcelorMittal, líder mundial da produção de aço, com presença industrial em mais de 16 países e cerca de 160 mil empregados e clientes em mais de 155 países. São mais de 30 unidades na América Latina (Brasil, Argentina, Costa Rica e Venezuela), com cerca de 20 mil empregados e produção de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto por ano – incluindo o Pecém. A unidade no Pecém é a primeira produtora de aço integrada no Nordeste.

SERVIÇO

Inscrições para o Programa Jovem Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência ArcelorMittal unidade Pecém 2025: até 21/04/2025

Admissão prevista: agosto de 2025

 

Requisitos

Para Aprendiz: de 18 a 22 anos; ter concluído Ensino Médio ou Técnico, a depender da vaga;

Para Aprendiz Pessoa com Deficiência: a partir de 18 anos – sem limite de idade; ser pessoa com deficiência, ter concluído Ensino Médio.

Salário e Benefícios

  • Salário compatível com a Lei da Aprendizagem;
  • Transporte;
  • Refeição na empresa;
  • Vale alimentação;
  • Plano de Saúde e Odontológico;
  • Seguro de Vida.

Formação teórica e prática

Cursos: Operador de Processo Siderúrgico ou Operador de Manutenção ou Eletromecânica;

Curso: Assistente Administrativo;
Local: ArcelorMittal unidade Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Ceará).

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.