Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Carreira: Como escolher a profissão?

Plataforma oferece teste vocacional e outros recursos gratuitos para estudantes de todo o país

Compartilhe:
3 de abril de 2025
Márcia Catunda

 

Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a parcela da população brasileira com ensino superior completo quase triplicou desde o ano 2000. No Brasil, um dos caminhos para ingressar em uma universidade é a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A avaliação de 2024 registrou mais de 4 milhões de inscritos confirmados, sendo 1,6 milhão eram concluintes do Ensino Médio.

Além de planejamento, foco e determinação nos estudos, os estudantes podem contar com iniciativas de estudo gratuitas de apoio à preparação para o exame, como o ENEM Action. Somente em 2024, a plataforma online contribuiu para a preparação de mais de 130 mil estudantes. No entanto, além de se preparar para ingressar no ensino superior, é fundamental escolher bem o curso.

De acordo com Ana Paula Gonçalves, coordenadora do ENEM Action, um dos recursos mais acessados é o teste vocacional. “Mais de 20 mil estudantes tiveram a oportunidade de descobrir seus valores, traços de personalidade e estilo de trabalho em 2024. Essas informações são fundamentais para a escolha da carreira, pois a não identificação com o curso pode levar a dificuldades acadêmicas ou até mesmo ao abandono da graduação”, afirma a especialista.

Na plataforma, além do teste vocacional gratuito, disponível após o preenchimento de um simples cadastro, os estudantes têm acesso permanente a um amplo material de apoio que inclui apostilas de todas as áreas do conhecimento, aulas comentadas em vídeo, correção de provas de anos anteriores, workshop de redação, mini simulados e e-books. Além disso, em parceria com o IDOMED, Ibmec, Wyden e Estácio, a plataforma também auxilia educadores de escolas públicas e privadas. Para conhecer todos os recursos disponíveis acesse enemaction.com.br.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.