Inovação na Cidade

Como a tecnologia ajuda na evolução da gestão dos negócios

Compartilhe:
18 de março de 2022
Michela Jácome

É fato que as tecnologias e ferramentas tem influenciado muito na forma como gerenciamos nossos negócios, hoje temos acesso a informações cada vez mais rápido e em grandes quantidades e isso é um fator muito importante na tomada de decisões.

Como a tecnologia ajuda na evolução da gestão dos negócios

Tomar decisão baseada em dados organizados é um caminho sem volta, o empreendedor perceberá cada vez mais evolução do seu negócio quando pode conscientemente decidir sobre coisas importantes sem mais usar o “achismo” e não há mais espaço para isso, os negócios precisam evoluir.

O uso de ferramentas pode auxiliar muito nesse processo de melhoria, os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) atrelados ao um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) tornam a vida dos empreendedores mais fácil e se você quer ter acesso a esses dois serviços em uma única plataforma, conheça o Simplifica Gestão (https://simplificagestao.com.br/) startup que unifica essas duas ferramentas e ajudado centenas de empreendedores e melhorar seus negócios.

Se você ainda não gerencia seu negócio com base em dados organizados, um dos primeiros passos para começar a fazer isso segundo Guilherme Pequeno, sócio da Gomes de Matos Consultoria, é definir métricas importantes para o seu negócio nas principais áreas e acompanha-las medindo seus resultados, visto que você não pode gerenciar o que não é medido e não consegue medir o que não é planejado.

É a boa e velha filosofia do ciclo PDCA – Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar), Act (Agir) e, não importa o método ou a ferramenta utilizada, você normalmente volta para ela.

Saiba que o importante é começar, é claro que uma boa ferramenta irá ajudar muito, mas se você não puder utilizar uma, tenha planilhas de controle, uma para cada área de negócio, e não vale se sabotar com controles paralelos ou o não preenchimento dos dados na planilha de controle, é o que o pessoal das startups costuma dizer “o feito é melhor que o perfeito”.

A tomada de decisão incorre em risco e quanto mais você puder dirimi-lo, melhor! Um dado solto não vai te ajudar tanto quanto uma informação estruturada (formada por dados organizados) e se você puder ter simulações, cenários futuros, melhor ainda. Por isso que em empresas mais organizadas áreas de controladoria e gestão da qualidade tem ganhado espaço e as áreas de TI não são mais apenas focadas em hardware (computadores, impressoras, etc) e sim em inteligência.

Com tudo isso, o que de mais importante fica é que: Os tempos mudaram e aquela velha máxima de que “em time que está ganhando não se mexe” já ficou para trás e você precisa acompanhar os novos tempos e adequar o modelo de gestão do seu negócio da melhor maneira para que possa fazer o que de mais importante um negócio faz: Atender bem seu cliente e ter 100% de foco nele.

 

Marília Diniz

Gestora de Comunidades e Head de Aceleração

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.