Não foi fácil; o Fortaleza enfrentou um Bragantino com a faca nos dentes, mas finalmente o Tricolor quebrou esse incômodo jejum. Os gols de Pikachu e Calebe, uma dupla que tem rendido muito nos últimos jogos, garantiram a permanência do Leão na elite.
Matematicamente garantido, o Fortaleza torna-se o primeiro clube nordestino a permanecer por seis temporadas consecutivas na Série A. Além disso, o Leão está bem próximo de assegurar uma vaga em mais uma Copa Sul-Americana, competição na qual foi finalista na última edição.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O jogo:
Em Bragança Paulista, o Fortaleza conseguiu o que tanto lhe tinha faltado nas últimas partidas: efetividade. Desde os primeiros minutos, o Bragantino chamou para si o domínio das ações; no entanto, o Leão fez dois gols nas duas chances que teve. Pikachu e Calebe encaminharam a tão esperada vitória, que garantiria o Tricolor na elite.
Engana-se quem pensa que o Leão teve vida fácil após os gols; muito pelo contrário. Apesar dos desfalques, o Bragantino é um time muito qualificado e perigoso, e por alguns momentos chegou a acuar o Fortaleza em seu campo.
O gol de Eduardo Sasha nos acréscimos da primeira etapa trouxe uma pressão ainda maior sobre o Fortaleza. O empate parecia questão de tempo, e o Tricolor, fugindo de suas características, se defendia como podia.
O torcedor só ficou tranquilo após as expulsões de Eric Ramires e Alerrandro. Com dois jogadores a menos, era improvável que o Bragantino conseguisse alguma coisa. No entanto, mesmo com apenas oito jogadores na linha, o time paulista levou perigo à meta Tricolor, algo inadmissível para uma equipe com a qualidade do Fortaleza.
Passada a tempestade, chegara a hora de desfrutar da calmaria. Enfim, o Fortaleza saiu de campo vitorioso, e o apaixonado torcedor pode relaxar. Sim, o Leão renovou seu vínculo com a elite do futebol brasileiro por mais uma temporada.
TUDO SOBRE O MUNDO DOS ESPORTES
Um Fortaleza ainda mais forte em 2024:
Com a confirmação da permanência na Série A do Brasileiro, chegou a hora de planejar a próxima temporada. Vojvoda e a diretoria sabem que, para continuar chegando longe em grandes competições, o Fortaleza terá que se reforçar ainda mais.
A maratona de jogos expôs uma deficiência em alguns setores da equipe, principalmente na zaga, onde Titi e Brítez tiveram que acumular partidas. Outro fator que chama a atenção é o declínio técnico de atletas que chegaram com a incumbência de serem os protagonistas, como Marinho e Galhardo.
A iminente saída de Caio Alexandre é outro ponto de preocupação. O volante, que foi o principal jogador Tricolor na temporada, uma espécie de termômetro do time, tem propostas para deixar o Pici. Entretanto, o final de temporada de Pikachu e Calebe, e a volta de Hércules, já trazem o esboço de um Fortaleza muito forte no setor de criação.
Conhecendo um pouco de JP Vojvoda, tudo isso já está na sua mente. O treinador sabe que o Tricolor enfrentará mais uma temporada desgastante e precisará de um planejamento ainda mais efetivo para encarar essa maratona.
Mas a certeza que fica é que esse trabalho já está sendo executado com competência, e que 2024 nos mostrará um Fortaleza ainda mais forte. O torcedor, que ontem enfim pode relaxar e valorizar o monstruoso ano Tricolor, sabe que a estrutura permitirá que esse sonho de conquistas continue vivo por muitos anos!
Próximos desafios:
Apesar do clima de missão cumprida, permanência garantida, vaga na Sul-Americana encaminhada, o Tricolor ainda tem dois desafios pelo Brasileirão. Goiás em casa e Santos fora encerram de fato a temporada do Leão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<