Segundo a Serasa, mais de 70 milhões de brasileiros tinham dívidas vencidas em janeiro. Pensando nessas pessoas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou uma mutirão para renegociar dívidas nesta quarta-feira (1º) e vai até 31 de março.
Para quem está com débitos vencidos em bancos e financeiras, serão oferecidos descontos e parcelamentos. Na edição anterior, em 2022, foram renegociados cerca de 2,3 milhões de contratos.
Veja quais categorias entram no mutirão para renegociar dívidas
Além das dívidas de veículos e imóveis, veja alguns dos pagamentos que podem ser negociados: Dívida de cartão de crédito, cheque especial Empréstimos consignados e outros tipos de crédito devidos a bancos ou financeiras.
Os bancos oferecerão condições especiais para que os consumidores possam organizar sua vida financeira durante o período.
O último mutirão para renegociar dívidas foi realizado de 1º a 30 de novembro de 2022 e renegociou 2,325 milhões de contratos.
Assim, entre março de 2020 e novembro de 2022, o total de contratos vencidos renegociados pelo sistema bancário durante a pandemia chegou a 24,3 milhões, mais de R$ 1,3 trilhão em dívida ativa e R$ 200 bilhões em moratórias.
Como renegociar a dívida
Confira o passo a passo, pela internet, para pedir a renegociação da dívida:
- Acesse a plataforma Registrato, do Banco Central;
- Faça login com o registro no Gov.br ou Banco Central;
- Utilize a aba planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia para descobrir o valor disponível para abate.