O uso de máscaras em voos no Brasil vigorou entre 2020 e agosto de 2022, quando foi abolido, mas voltou em novembro de 2022
Uso de máscaras em aviões e aeroportos deixa de ser obrigatório
A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões nesta quarta-feira (1º).
A agência continua recomendando que o acessório seja usado nesses ambientes para evitar a propagação do Covid-19, especialmente para os mais vulneráveis, aqueles com sintomas respiratórios e seus contatos.
Retirada de máscaras tem a ver com a queda no número de casos da Covid-19 no Brasil
Os diretores do órgão – relator Daniel Pereira e os diretores Alex Machado, Rômison Rodrigues Mota, Meiruze Sousa Freitas e Antônio Barra Torres – votaram por unanimidade a favor da revogação do regulamento.
O relator do tema da agência, Daniel Pereira, disse que a atual epidemiologia da Covid-19, com o número de internações e novos casos diminuindo, pode permitir uma atualização sobre as medidas de saúde em relação às máscaras faciais.
O diretor Alex Campos enfatizou no voto que as máscaras ainda são importantes no combate à epidemia e continuam sendo recomendadas para pessoas com sintomas respiratórios.
A diretora Meiruze Freitas enfatizou que a vacinação é a melhor ferramenta no combate ao novo coronavírus e segue recomendando que os grupos mais vulneráveis usem máscaras. Ela também lembrou que a Anvisa pode voltar a adotar medidas mais rígidas dependendo da situação da pandemia.
Uso das máscaras em avião e aeroportos estava obrigatório desde 2020
O uso de máscaras em voos no Brasil vigorou entre 2020 e agosto de 2022, quando foi abolido, mas voltou em novembro de 2022.
Ao retirar a exigência das máscaras em aviões e aeroportos, a agência avaliou que o cenário de pandemia permitia que o uso obrigatório fosse convertido em medidas de proteção individual recomendadas, mas não poderia ser imposto aos viajantes.
Porém, alguns meses depois, a Anvisa reafirmou a obrigatoriedade em novembro, diante do aumento significativo de casos da doença.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia