No último domingo (05), um adolescente de 14 foi atacado por um tubarão em Jaboatão dos Guararapes (PE), no centro do Recife, e hoje a informação divulgada pelo Hospital da Restauração é que, em virtude dos ferimentos, teve a perna direita amputada.
O estado de saúde do adolescente é estável, segundo o hospital. Ele recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e está na enfermaria. O incidente aconteceu na Praia da Piedade. A área do mar por onde os jovens entram será proibida de entrar no mar a partir de 2021.
Área do ataque do tubarão estava proibida para banho
O Cemit (Comitê Nacional de Monitoramento de Incidentes com Tubarões) aprovou a proibição de banhos de mar no local onde o adolescente foi atacado por tubarões no último domingo.
A autarquia refere ainda, em nota, que a prática de desporto, mergulho e natação está proibida na zona desde 1999, “mas a partir de julho de 2021, por despacho municipal, os banhos de mar também estão proibidos na zona”.
Os bombeiros disseram que o ataque aconteceu por volta das 11h20. A vítima que foi mordida por um animal na coxa direita foi levada de helicóptero para a UTI do Samu, no bairro Derby, no centro do Recife, e depois para o Hospital da Restauração, na mesma região. A unidade é administrada pelo estado e é especializada em traumas.
Na noite deste domingo, o Cemit anunciou que nesta semana representantes da polícia, do corpo de bombeiros, da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e do ministério público serão convidados para uma reunião especial para redefinir protocolos e controlar o acesso de banhistas à área. Ataques de tubarão acontecem.
Pernambuco é conhecido por ataques recorrentes de tubarão
Segundo o Cemit, desde que o primeiro ataque de tubarão a um humano foi registrado em Pernambuco, em 1992, foram registrados 76 incidentes desse tipo, sendo 66 no continente e 10 na ilha de Fernando de Noronha.
O último caso envolveu uma agressão a um surfista na Praia dos Milagres, em Olinda, em fevereiro. No ano passado, em Noronha, um turista de Rondônia foi mordido no pé. Há alguns meses, uma menina de 8 anos foi atacada na ilha, resultando na amputação de sua perna.
Fernando de Noronha registrou outros ataques de tubarão. Um dos episódios ocorreu em dezembro de 2015, quando um turista perdeu o antebraço direito. Um ano depois, em dezembro de 2016, outro nadador ficou ferido após entrar em contato com um tubarão. Em Jaboatão dos Guararapes, duas pessoas foram mordidas por tubarões em 2021, e uma morreu.