Saiba quais os efeitos colaterais da vacina bivalente contra a Covid-19 podem vir a surgir em pacientes que já começaram a ser vacinados
Vacina bivalente contra Covid: conheça os efeitos colaterais para a saúde
O Brasil começou uma nova leva de vacinação contra o coronavírus, e muitas pessoas já se questionam quais os efeitos colaterais da vacina bivalente.
A versão atualizada da Pfizer, formulada com a variante original de Wuhan e a variante ômicron dominante no mundo, mostrou maior proteção contra infecção, hospitalização e morte em estudos. A vacina demonstrou ser segura e eficaz em estudos clínicos em todo o mundo. Entretanto, ainda existem Efeitos colaterais da vacina bivalente.
Nos Estados Unidos, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), após administrar mais de 22 milhões de doses da vacina, cerca de 211 mil pessoas (ou 1% dos vacinados) relataram efeitos colaterais geralmente leves a moderados, que desapareceram em 24 horas.
Quais os efeitos colaterais da vacina bivalente contra a Covid-19?
Em geral, os Efeitos colaterais da vacina bivalente mais comuns relatados foram dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, dores no corpo (mialgia), febre e calafrios. Esse efeito também foi relatado com a dose de reforço da vacina monovalente e foi considerado leve, com desaparecimento dos sintomas em 24 horas. Recomenda-se que os profissionais de saúde dos centros de vacinação monitorem a intensidade dos efeitos e, se necessário, tratem com analgésicos comuns.
Outros efeitos colaterais moderados a graves menos comuns podem incluir miocardite (inflamação do músculo cardíaco), pericardite (inflamação do pericárdio), dor no peito, falta de ar e arritmia cardíaca, mas segundo especialistas, esses ocorreriam de forma rara.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia