+ Tendências

Saque do ‘dinheiro esquecido” começa nesta terça (7). Veja como resgatar o valor

O “dinheiro esquecido” vem de valores em contas de pagamento, corretoras de valores, além de contas correntes, contas de poupança, cooperativas de crédito, consórcios e em tarifas e empréstimos

Compartilhe:
7 de março de 2023
Raquel Luciano

É hoje! Nesta terça-feira (7), á partir das 10h, começa a liberação do saque do “dinheiro esquecido”, valor liberado pelo Banco Central do Brasil por meio de recursos esquecidos pelas instituições financeiras.

Saque do ‘dinheiro esquecido” começa nesta terça (7). Veja como resgatar o valor
Foto: Divulgação

Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de 6 bilhões de reais disponíveis para resgate, segundo o BC. A página de consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça-feira (28).

Se você confirmou que tem dinheiro para receber, preste atenção no próximo passo para fazer a solicitação de transferência do “dinheiro esquecido”.

Passo a passo para resgatar o “dinheiro esquecido”

Separamos todas as etapas para você consultar e resgatar o “dinheiro esquecido” liberado pelo Banco Central:

Etapa: 1 – O primeiro passo é saber se tem quantidade para tomar. Isso é feito por meio do site www.valoresareceber.bcb.gov.br. O BC afirma que este é o único site disponível para consulta.

Etapa 2 – Após clicar no botão da imagem acima, você será direcionado para a consulta pública. Nesta fase, você deve preencher sua caixa de previdência e data de nascimento. Para empresas, a busca é por CNPJ e data do negócio. Se houver contas a receber, a tela solicitará a terceira etapa. Caso contrário, o sistema sugerirá nova consulta em outro momento, após possível atualização dos dados encaminhados pela instituição ao BC.

Etapa 3 – Confirme se o dinheiro está disponível para troca e você será redirecionado para uma nova página do SVR. Segundo o BC, o sistema é semelhante à compra de uma passagem. Ou seja, se houver atendimentos simultâneos que ultrapassem a capacidade, você aguardará sua vez em uma sala de espera virtual.

Etapa 4 – Em seguida, você precisa fazer login com sua conta gov.br. A criação de uma conta no gov.br é gratuita. As inscrições podem ser feitas através: do site (https://sso.acesso.gov.br); do aplicativo gov.br.

Etapa 5 – Você será encaminhado para receber o valor, seja pessoa física ou jurídica.

Etapa 6 – Você precisa aceitar o Termo de Ciência para continuar no sistema.

Etapa 7 – A próxima tela exibirá as seguintes informações: Valor a receber; O nome e os dados da instituição para a qual o valor deve ser reembolsado; A origem (tipo) do recebível; Informações Adicionais (se aplicável).

Etapa 8 – O último passo é solicitar o valor de retorno. Clique no botão “Solicitar aqui” e siga as instruções. Em seguida, escolha uma de suas chaves PIX e insira seus dados pessoais se desejar. Nesses casos, a agência reembolsará o valor via PIX em até 12 dias úteis a partir da solicitação. No entanto, o botão “Solicitar desta forma” só aparecerá se a instituição onde você esqueceu o dinheiro tiver assinado termos adicionais com o banco central.

O “dinheiro esquecido” vem de valores em contas de pagamento, corretoras de valores, além de contas correntes, contas de poupança, cooperativas de crédito, consórcios e em tarifas e empréstimos.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia