É hoje! Nesta terça-feira (7), á partir das 10h, começa a liberação do saque do “dinheiro esquecido”, valor liberado pelo Banco Central do Brasil por meio de recursos esquecidos pelas instituições financeiras.
Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de 6 bilhões de reais disponíveis para resgate, segundo o BC. A página de consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça-feira (28).
Se você confirmou que tem dinheiro para receber, preste atenção no próximo passo para fazer a solicitação de transferência do “dinheiro esquecido”.
Passo a passo para resgatar o “dinheiro esquecido”
Separamos todas as etapas para você consultar e resgatar o “dinheiro esquecido” liberado pelo Banco Central:
Etapa: 1 – O primeiro passo é saber se tem quantidade para tomar. Isso é feito por meio do site www.valoresareceber.bcb.gov.br. O BC afirma que este é o único site disponível para consulta.
Etapa 2 – Após clicar no botão da imagem acima, você será direcionado para a consulta pública. Nesta fase, você deve preencher sua caixa de previdência e data de nascimento. Para empresas, a busca é por CNPJ e data do negócio. Se houver contas a receber, a tela solicitará a terceira etapa. Caso contrário, o sistema sugerirá nova consulta em outro momento, após possível atualização dos dados encaminhados pela instituição ao BC.
Etapa 3 – Confirme se o dinheiro está disponível para troca e você será redirecionado para uma nova página do SVR. Segundo o BC, o sistema é semelhante à compra de uma passagem. Ou seja, se houver atendimentos simultâneos que ultrapassem a capacidade, você aguardará sua vez em uma sala de espera virtual.
Etapa 4 – Em seguida, você precisa fazer login com sua conta gov.br. A criação de uma conta no gov.br é gratuita. As inscrições podem ser feitas através: do site (https://sso.acesso.gov.br); do aplicativo gov.br.
Etapa 5 – Você será encaminhado para receber o valor, seja pessoa física ou jurídica.
Etapa 6 – Você precisa aceitar o Termo de Ciência para continuar no sistema.
Etapa 7 – A próxima tela exibirá as seguintes informações: Valor a receber; O nome e os dados da instituição para a qual o valor deve ser reembolsado; A origem (tipo) do recebível; Informações Adicionais (se aplicável).
Etapa 8 – O último passo é solicitar o valor de retorno. Clique no botão “Solicitar aqui” e siga as instruções. Em seguida, escolha uma de suas chaves PIX e insira seus dados pessoais se desejar. Nesses casos, a agência reembolsará o valor via PIX em até 12 dias úteis a partir da solicitação. No entanto, o botão “Solicitar desta forma” só aparecerá se a instituição onde você esqueceu o dinheiro tiver assinado termos adicionais com o banco central.
O “dinheiro esquecido” vem de valores em contas de pagamento, corretoras de valores, além de contas correntes, contas de poupança, cooperativas de crédito, consórcios e em tarifas e empréstimos.