+ Tendências

Bolsa Família em dobro? Grupo de beneficiários poderão ter acréscimo no valor

Veja como um projeto apresentado pode duplicar o valor do pagamento do Bolsa Família para um determinado grupo de brasileiros

Compartilhe:
10 de março de 2023
Raquel Luciano

Já pensou ter acesso ao pagamento do Bolsa Família em dobro? É essa novidade que pode chegar para alguns beneficiários do programa social.

Bolsa Família em dobro? Grupo de beneficiários poderão ter acréscimo no valor
Bolsa Família em dobro? Grupo de beneficiários poderão ter acréscimo no valor

Em 2 de março do mesmo ano, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma medida provisória e o Bolsa Família oficialmente voltou a ser pago. Para garantir o retorno do programa, também foi estipulado que cada família receberia pelo menos 600 reais por mês. Bônus também serão incluídos, dependendo da composição familiar. Um novo projeto pretende aumentar esses bônus.

Por ter sido criado por meio de medida provisória (MP), o Bolsa Família teve início imediato. Porém, se não for votada no Congresso Nacional em até 120 dias, a medida caducará e o programa deixará de existir. Durante esse tempo, os legisladores podem apresentar novas iniciativas para o mesmo programa por meio de emendas, como o Bolsa Família em dobro.

Saiba mais sobre o Bolsa Família em dobro

O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA), na última segunda-feira (06), apresentou aos parlamentares duas emendas que levaram ao Bolsa Família naquele ano. Nele, ele pedia que as famílias com pessoas com deficiência recebessem mais ajuda financeira do que as outras famílias. Ou seja, seria um Bolsa Família em dobro.

A alteração prevê dois pontos principais. A primeira é a criação do Bolsa Inclusão, que permite benefícios adicionais responsáveis ​​por dobrar o valor recebido pelas famílias com deficiência. Outra permite adicionar bolsas de inclusão pagando um BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Valor emitido pelo Bolsa Família

Além do deputado Duarte Júnior, outros deputados podem solicitar alterações no texto do Bolsa Família ao apresentar emendas. Todas essas medidas serão votadas pelo Congresso, e se todos concordarem com o texto revisado e original, o próximo passo será a aprovação do presidente Lula. Nenhuma palavra sobre quantas bolsas de inclusão provavelmente serão concedidas.

A partir de março, o Bolsa Família passou a pagar em valores diferenciados, conforme abaixo:

  • Valor mínimo é de R$ 600 por família cadastrada;
  • Gratificação de R$ 150 por criança de zero a seis anos.
  • A partir de junho, também haverá bonificação de 50 reais para crianças maiores de 7 anos, adolescentes menores de 18 anos e gestantes.
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia