Veja quem pode ter acesso a CNH gratuita, sem custos para tirar a habilitação veicular em alguns estados do Brasil
CNH de graça: veja como tirar habilitação sem pagar nada
Sabia que é possível tirar CNH de graça e poder assim dirigir habilitado por todo o país? É isso que um programa do governo anuncia a um determinado grupo de brasileiros.
A emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é barata, o valor não é fixo pois cada estado tem alíquotas diferentes e portanto muitas pessoas acabam perdendo o sonho de dirigir.
Mas, foi lançado o programa da CNH de graça, que concedem documentos gratuitos estão sujeitos a ordens do Estado.
Saiba mais sobre a CNH de graça
A distribuição gratuita da CNH é feita por meio de atos separados em cada estado. Isso significa que não há lei federal que obrigue a abertura de vaga para a distribuição gratuita desse documento, seja pela primeira vez ou pela inclusão de novas categorias.
Os interessados, portanto, terão que aguardar até que o governo do estado confirme que uma nova seleção será feita. O programa não se trata apenas de oferecer a primeira via de qualificação ou agregar categorias gratuitamente. Também há interesse em disponibilizar documentos caros para pessoas de baixa renda. Muitas pessoas que não têm acesso à CNH por falta de recursos poderão utilizar este programa.
Dessa forma, eles ainda poderão se inserir no mercado de trabalho trabalhando como motociclistas, entregadores de aplicativos, motoristas particulares ou motoristas contratados. Ou seja, emitir CNH gratuitamente não é apenas um benefício social, mas também um investimento que movimenta o mercado e a taxa de emprego.
Quem pode ter acesso a CNH de graça?
Você deve atender a alguns requisitos para usar a CNH gratuitamente. Esses pontos são definidos pelo governo de cada estado e verificados pelo Detran (Departamento Estadual de Transportes). As inscrições online são feitas no site do Detran assim que novas vagas são disponibilizadas. Para conseguir o emprego, geralmente, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Inscrever-se no Cadastro Único;
- Ter 18 anos de idade ou mais;
- Saber ler e escrever;
- Residir em um estado que ofereça o programa.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia