A Receita Federal anunciou que na próxima quarta-feira (15) começa o prazo para declaração do Imposto de Renda 2023, com prazo até 31 de maio às 23h59.
Entretanto, o que muitos contribuintes não sabe é das vantagens de realizar a entrega do Imposto de Renda 2023 com antecedência.
5 vantagens de enviar o Imposto de Renda 2023 com antecedência
Para os especialistas, a possibilidade de receber eventuais ressarcimentos antecipadamente e a oportunidade de mudar o modelo tributário são alguns pontos positivos para quem faz o check-out rápido com o Leão. Mas, será que é só isso? Veja as vantagens de fazer a declaração antes do prazo final:
1.Receba a restituição do imposto mais rapidamente
Quanto mais rápido o contribuinte declarar corretamente o IR, mais rápido a declaração entrará no banco de dados do imposto e receberá a restituição do imposto. Com isso, é possível entrar no primeiro lote de abatimentos e sacar o dinheiro o quanto antes.
2.Correção rápida de erros
Nas 24 horas após a entrega, o cidadão pode consultar o e-CAC (Central de Atendimento Virtual) da Receita Federal para verificar se há algum problema pendente no relatório de processamento do IR, que pode ser corrigido a tempo de evitar que o seu relatório de cair em detalhes.
3.Alteração do modelo de tributação
Caso seja necessário corrigir um erro e a correção ocorra antes do prazo de entrega (ou seja, antes de 31 de maio), o sujeito passivo pode alterar o modelo de tributação (simplificado ou por dedução legal) para um modelo de tributação que proporcione o máximo reembolso.
4.Evite perder prazos e pagar multas
Quem é obrigado a declarar Imposto de Renda e enviar fora do prazo paga multa; o valor mínimo é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido no ano
5.Faça as declarações com calma
Verifique se todos os recibos e relatórios necessários estão à mão e revise as declarações com calma antes de enviar para ajudar a evitar erros e possíveis quebras.
Os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis de R$ 28.559,70 em 2022 provenientes de salários, aposentadoria, aluguel ou trabalho autônomo devem apresentar a declaração de imposto de renda de 2023.