Os abonos salariais dos empregados das empresas privadas que fazem parte do Programa de Integração Social (PIS) serão pagos pela Caixa Econômica Federal
Pagamento do 2° lote do abono salarial PIS-Pasep começa nesta quarta (15)
Nesta quarta-feira (15), começa a liberação do pagamento do 2° lote do abono salarial PIS-Pasep 2021 referente aos anos de 2020/2021.
Na segunda parcela do abono salarial PIS-Pasep, um total de 3,7 milhões de trabalhadores terão direito a R$ 3,7 bilhões – 3,46 milhões de trabalhadores receberão PIS e 254,3 mil trabalhadores receberão Pasep. Estima-se que cerca de 22,9 milhões de trabalhadores receberão abonos salariais em 2023, totalizando R$ 22 bilhões.
Para o pagamento do PIS, é levado em consideração o mês de nascimento do trabalhador. No caso do Pasep, é considerado o último dígito do número de inscrição no programa. Todos os beneficiários têm até 28 de dezembro para retirar.
Na liberação do pagamento do abono salarial PIS-PASEP de hoje, podem receber trabalhadores brasileiros nascidos em março ou abril ou cujo prazo de inscrição esteja vencido.
Saiba mais sobre o abono salarial PIS – PASEP
Os abonos salariais dos empregados das empresas privadas que fazem parte do Programa de Integração Social (PIS) serão pagos pela Caixa Econômica Federal.
Destinado aos trabalhadores do setor público integrantes do Programa de Formação de Auxílio Salarial do Servidor Público (Pasep), pago pelo Banco do Brasil. De um total de 22,9 milhões de trabalhadores, 20,4 milhões recebem PIS e 2,5 milhões recebem Pasep.
Quem tem direito ao abono salarial PIS-Pasep
Os trabalhadores devem atender aos seguintes critérios para serem elegíveis para oo abono salarial PIS-Pasep:
- Estar inscrito no PIS/Pasep ou CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado para empregador que tenha contribuído para o Regime de Integração Social (PIS) ou para o Regime de Formação Sucessória do Servidor Público (Pasep);
- Ter recebido até 2 meses de salário médio durante o período de trabalho;
- Exercer atividade remunerada por pelo menos 30 dias consecutivos ou interpolados no ano base de cálculo (2021);
- Informar adequadamente ao empregador (pessoa jurídica ou governo) os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial do ano-base (2021) considerado para cálculo.
Como consultar abono salarial PIS-Pasep
Informações sobre abonos salariais estão disponíveis na carteira de trabalho digital, no portal gov.br ou pelo telefone 158. As informações disponíveis incluem valor do benefício, data e banco receptor.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia