+ Tendências

Crédito Consignado é suspenso por bancos após cortes nas taxas de juros

Após o corte da taxa, a Febraban disse queneste momento, qualquer redução no teto pode prejudicar ainda mais as ofertas de crédito”

Compartilhe:
17 de março de 2023
Raquel Luciano

Os bancos decidiram suspender a liberação do Crédito Consignado nesta sexta-feira (17), depois que o governo anunciou a queda das taxas de juros para esse tipo de transação financeira.

Crédito Consignado é suspenso por bancos após cortes nas taxas de juros
Crédito Consignado é suspenso por bancos após cortes nas taxas de juros

O Crédito Consignado é disponibilizado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o cancelamento do serviço oferecido ocorreu dias depois de o governo federal reduzir a taxa de juros da linha de crédito de 2,14% para 1,7% ao mês.

O novo limite é 0,44 ponto percentual menor que o antigo, que entrou em vigor em 2022. O teto de juros do cartão de crédito consignado também caiu, de 3,06% para 2,62% ao mês (também com queda de 0,44 ponto percentual).

Mudança no Crédito Consignado por aprovado pelo governo

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) votou por 12 a 3 nesta segunda-feira (13) pela queda na taxa de juros do Consignado, que entrarão em vigor após a publicação de portaria normativa no Diário Oficial.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as duas linhas de crédito consignado do INSS (empréstimos e cartões de crédito) atendem cerca de 14,5 milhões de pessoas, com valor nominal médio de R$ 1.576 e saldo de R$ 2.150.

Após o corte da taxa, a Febraban disse queneste momento, qualquer redução no teto pode prejudicar ainda mais as ofertas de crédito consignado e cartão de crédito consignado devido ao alto custo do financiamento“, e que os mais afetados seriam os clientes.

A Febraban disse ainda que 42% dos que possuem folha de pagamento do INSS “são negativados em agências de crédito” e que esses dois meios (empréstimo e cartão de crédito) “são praticamente as únicas vias disponíveis para os públicos mais vulneráveis”.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia