O aplicativo Meu Imposto de Renda será usado pala declarar o imposto de renda pelo celular, tanto para Android e iOS.
Como declarar Imposto de Renda pelo celular? Veja o passo a passo
Foi anunciado que é possível declarar o Imposto de Renda pelo celular, mais uma facilidade criada para que o contribuinte possa relatar os seus ganhos a Receita Federal no último ano de contribuição.
A declaração do Imposto de Renda pelo celular, assim como aquela feita pelo computador, deverá ser realizada até 31 de maio. Entretanto, quanto mais rápido for feita, mais oportunidade de receber de volta a restituição de forma rápida o contribuinte terá.
Onde declarar o Imposto de Renda 2023 pelo celular
O aplicativo Meu Imposto de Renda será usado pala declarar o imposto de renda pelo celular, tanto para Android e iOS. Porém, é preciso ressaltar que a plataforma precisa ser atualizada para a versão 2023. Por meio desse canal, você pode solicitar a restituição pelo Pix, e declarar o tributo pelo método de declaração pré-preenchida.
Nas declarações de imposto de renda pré-preenchidas, o sistema utiliza dados de documentos enviados no exercício anterior, caderneta-leão e declarações de terceiros, simplificando todo o processo. Vale ressaltar a necessidade e importância de revisar as informações e acrescentar os dados faltantes antes de enviá-las à Receita Federal.
Como declarar imposto de renda pelo celular?
A seguir, confira nosso passo a passo de como enviar a declaração do Imposto de Renda pelo aplicativo do celular.
Acesse o app “Meu Imposto de Renda” e toque no botão “Entrar com gov.br”. Digite o número do seu CPF para fazer login;
Digite sua senha e aperte “Enter” – vale lembrar que o acesso é igual para todas as plataformas do governo federal. Na página seguinte, clique em “Autorizar” para permitir o uso de suas informações pessoais.
Na lista de declarações de IRPF, clique em “IRPF 2023”. Em seguida, selecione a opção “Preencher a declaração”. Clique em “Iniciar pré-preenchimento”. Em seguida, inicie a reclamação tocando no campo “Identidade”.
Na guia Reconhecimento, toque nos pontos para registrar uma resposta “Sim” ou “Não”, conforme apropriado para sua situação. Em seguida, na mesma tela, clique na seta para adicionar uma resposta adequada à natureza da sua profissão – a plataforma exibirá diversas opções, mas você também pode clicar no ícone da lupa para pesquisar.
Em “Ocupação principal”, repita o processo de tocar na seta e selecionar uma opção da lista disponibilizada pela plataforma. Em seguida, preencha seu nome eleitoral e os dados do NIT/PIS/PASEP. Na próxima página, clique na segunda bola localizada na parte superior da tela para fornecer informações de contato adicionais sobre seu endereço.
De volta à página inicial, clique na seção “Família”. Caso possua algum dependente, selecione o tipo de familiar que deseja adicionar, como filhos menores de 21 anos, cônjuge, ou pais e avós.
Adicione dados sobre familiares, como CPF e data de nascimento. Clique em “Salvar” na parte inferior da tela para retornar à página inicial da plataforma após concluir o cadastro. Selecione a opção “Receita“.
Em Ganhos, clique no ícone “+” para criar um novo registro – você também pode clicar no ícone da lixeira para excluir ganhos se o relatório pré-preenchido não corresponder aos seus ganhos. Na próxima tela, defina o tipo de renda que deseja adicionar, como “Salário” ou “Poupança”; Por exemplo, ao selecionar a renda “Salário”, é necessário preencher todos os dados como “CPF/CNPJ da fonte de pagamento“.
Quando terminar, clique em “Salvar” e volte para a página inicial. Selecione a opção “Pagamento”; Clique no ícone “+” para adicionar um novo pagamento – Conforme mostrado no tópico anterior, você também pode selecionar o ícone da lixeira para remover um pagamento das opções exibidas no relatório pré-preenchido. Em seguida, selecione o tipo de pagamento que deseja adicionar, como “Hospitais e Clínicas” e “Dentistas”.
Preencha os dados de pagamento, adicione o nome da instituição, CNPJ, valor do pagamento e outras informações. Após o preenchimento, clique em “Salvar” para entrar na página inicial e selecione a opção “Ativos e Passivos”.
Na seção ‘Ativos e Passivos’, selecione o tipo de ativo ou passivo que deseja declarar – por exemplo, para um apartamento, você precisará fornecer detalhes como metragem quadrada total, data de compra, valor, etc. concluído seu cadastro, clique em ‘Salvar‘ na parte inferior da tela.
Depois de concluir todas as seções, clique na seção “Resumo” na página inicial para visualizar um gráfico com informações resumidas sobre sua renda e impostos. Para visualizar mais informações, clique na bola indicadora localizada na parte inferior da tela.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia