Na quinta-feira (30), autoridades locais do Aquário de Miami, no EUA, informaram que depois de 52 anos vivendo em cativeiro, a Orca Lolita, de 2.268kg, será libertada.
O acordo entre o aquário e defensores do bem-estar animal visa dar uma melhor condição de vida a Orca Lolita, que hoje tem 57 anos e era mantida em cativeiro para alegrar o público.
“Hoje, pela primeira vez na história, uma empresa privada que cuida humanamente de mamíferos marinhos e uma organização sem fins lucrativos de bem-estar animal assinaram um acordo com um objetivo: devolver a amada Lolita para sua casa na água“, disse um comunicado nas redes sociais. meios de comunicação.
O acordo continua, estipulando que a orca seja devolvida em habitat marinho no noroeste do Pacífico dentro de dois anos, em parceria com Friends of Lolita.
Conheça a história da Orca Lolita
A Orca Lolita, com 57 anos, foi presa em 1970 em uma enseada perto de Seattle. Seu apelido Toki é uma abreviação de seu nome nativo americano Tokitae.
De acordo com o Miami Herald, o plano para devolvê-lo ao seu habitat natural precisa da aprovação do governo federal. De acordo com a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, o processo está em andamento há anos e envolve a transferência da propriedade do aquário para a The Dolphin Co.
A empresa então trabalhou com uma organização sem fins lucrativos para garantir assistência médica para o animal.