Na última segunda-feira (22), o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um alerta mundial dizendo que uma pandemia mais mortal do que a Covid-19 pode surgir nos próximos anos.
Segundo a OMS, durante a reunião anual da entidade, a organização pediu aos Estados membros que participem mais das negociações em andamento para desenvolver um tratado contra a pandemia para evitar seu impacto nas recaídas causadas pela Covid-19.
“Peço a cada Estado que se envolva de forma construtiva e urgente nas negociações do acordo contra as pandemias (…) para que o mundo nunca mais tenha que enfrentar a devastação de uma pandemia como a da Covid. Deve ser um compromisso geracional de que não repetiremos o pânico e a negligência que tornaram este mundo tão vulnerável”, recomendou o chefe da OMS.
Variante da Covid-19 ainda é um perigo para a OMS
A OMS também alertou que o fim da Covid como emergência internacional “não é o fim dela como ameaça à saúde” e disse que ainda há risco de uma variante gerar novas ondas de infecção e morte.
Tedros resumiu os últimos 12 meses de trabalho da OMS em 2022, marcados pelo fim do estado de emergência internacional, quando o Covid-19 matou cerca de 20 milhões de pessoas apenas duas semanas atrás.