Luxo silencioso é uma resposta ao exagero ao uso de logomarcas de grifes famosas e caras. É a trend global do momento em abolir a extravagância da ostentação de artigos de luxo explicito.
Na verdade, um comportamento muito comum entre consumidores das grifes mais nichadas e exclusivas, do mundo, como Chloé e Bottega Veneta, por exemplo. Hermès, Armani, Celine, Loro e Piana também embarcar nessa trend. São reconhecidas por oferecer produtos que atender ao luxo silencioso.
FOTOS DIVULGAÇÃO: Cenas da série Succession, da HBO Max. Outfits sóbrios
Uma série que retrata muito bem essa nova onda de consumo de moda é a Succession, da HBO Max (fotos). Uma forma de você vê, na tela, o luxo silencioso. Os personagens da família, que representam a elite da sociedade norte-americana, se vestem de forma sutis e sóbria.
FOTOS DIVULGAÇÃO: Hermès e Bottega Veneta reconhecidamente marcas do luxo silencioso
DISCRIÇÃO É A PALAVRA-CHAVE DO LUXO SILENCIOSO
Para você ter ideia, a busca por discrição por essas marcas carrérimas e exclusivas é tão grande, que a Bottega Veneta, durante a pandemia, se retirou das redes sociais e deu adeus ao site.
Enquanto que, outras grifes, se estapearam por engajamento, links e curtidas. Nossa, turbinaram contas e sites de tal forma que as logos explodiam em nossas telas de computador e celular.
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FOTOS DIVULGAÇÃO: Logomania em baixa
É só bater o olho que identificamos as fivelas de ouro, as estampas florais de meduza, de grifes “logomanizadas” como Louis Vuitton, Gucci, Dolce & Gabbana, dentre outras. Sinômimo de ostentação e relação ao poder do dinheiro de quem está usando.
COMUNICAÇÃO DO LUXO SILENCIOSO
Só que a comunicação das marcas do luxo discreto é direcionadíssima, focada em seus clientes. Eles gastam fortunas com roupas, bolsas e acessórios que carregam detalhes que representam a logo, de uma forma quase imperceptível.
Comunicação que só os iniciados entendem e se reconhecem na multidão. Tipo separar o joio do trigo. São pequenos detalhes nos produtos que caracterizam sua procedência, em códigos de identificação.
É justamente, na identificação discreta dos produtos, nas cores mais discretas, sem símbolos gritando nos looks que o luxo silencioso se populariza e vem conquistando cada mais adeptos, entre os muito endinheirados, que fique bem claro.
MINHA OPINIÃO
O que percebo nessa onda, é que as pessoas querem se sentir mais exclusivas e serem reconhecidas pelos seus. Alinhadas também a uma situação econômica, pós pandemia, onde muitas pessoas estão passando por dificuldade financeira.
Não é que os ricos estão ficando sem recursos financeiros, não. É que eles desenvolveram uma consciência de não quererem se expor, de evitar a ostentação, em meio a uma crise financeira mundial.
Tanto é que as peças do quiet luxury (luxo silencioso) estão bem longe do outfits minimalistas. Os preços são estratosféricos e acessíveis para poucos.
O glam suave conta com peças atemporais, matéria prima de alta qualidade, nobres, como: seda, organza, couro, linho e caxemira, preferencialmente em tons sóbrios e modelos atemporais.
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isele Bündchen são adaptas do luxo discreto
Essa não é a primeira vez na história que o luxo silencioso, a atemporalidade e o clássico viram moda. Em 2008, segundo Lorna Hall, diretora de inteligência de moda do site Insider e de previsão de tendências, da WGSN, o luxo discreto também virou tendência, devido à Grande Recessão.