Ícone do site Portal GCMAIS

MC Marcinho morre, aos 45 anos

mc marcinho

O cantor MC Marcinho, de 45 anos, um dos pioneiros do funk melody, responsável por músicas como “Glamourosa” e “Rap do Solitário”, faleceu neste sábado, 26 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).

O funkeiro estava internado, desde o dia 27 de junho, no Hospital CopaD’Or, em Copacabana. Ele sofria com insuficiência renal e cardíaca. Além de uma infecção generalizada. MC Marcinho recebeu um “coração artificial”. Um dispositivo que substitui o bombeamento sanguíneo, realizado pelo coração.

De acordo com o cardiologista Dr. Roberto Yano, do Rio de Janeiro, o quadro de infecção generalizada do cantor o impediu de receber um transplante cardíaco.

O cardiologista acrescenta que o transplante de coração é uma alternativa importante para o tratamento de condições como a insuficiência cardíaca que atingia MC Marcinho“. No entanto, o Sistema Nacional de Transplantes determina que o paciente precisa ter condições mínimas de saúde para receber o órgão novo e passar pela cirurgia. “O que não pode ser feito com um quadro agravado de sepse”, lamenta o cardiologista Dr. Roberto Yano.

Como funciona o coração artificial?

Publicidade

Segundo o cardiologista, o coração artificial é um dispositivo também conhecido como ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). “Na verdade, é um aparelho que cumpre a função do coração de bombear o sangue para o corpo. Que MC Marcinho usava”. Dr Roberto esclarece que o aparelho pode ser utilizado por semanas ou até meses, enquanto se aguarda a recuperação do coração. “Ainda serve de ‘ponte’, enquanto se aguarda o transplante cardíaco”. Explica Dr. Roberto Yano.

Para entender 

MC Marcinho conviveu com doenças crônicas nos últimos dez anos. Diabetes, problemas cardiovasculares. Dois meses atrás ele precisou ser internado no Rio. O cantor estava com insuficiência cardíaca e renal.

Dez dias depois, ele teve uma parada cardiorrespiratória durante 14 minutos.

MC Marcinho passou por procedimentos médicos que envolveram tecnologia de ponta. Primeiro, recebeu um pulmão artificial. Depois, um coração artificial.

Ele chegou a entrar na fila do transplante de coração, mas uma infecção generalizada piorou o quadro de saúde e o cantor teve que sair da fila do transplante.

https://gcmais.com.br/mais-variedades/2023/06/30/piramide-das-marcas-de-bolsas-de-luxo/

Pirâmide das marcas de bolsas de luxo? Como assim?

Sair da versão mobile