Roberta Fontelles Philomeno
Coluna + Variedades

Aço Cearense Celebra 45 Ano de Fundação

A trajetória da Aço Cearense foi construída com base na coragem e com valores inegociáveis como a humildade, trabalho seguro, integridade, foco, determinação e a fé em Deus., se tornando a maior indústria de tubos com costura da América do Sul.

Compartilhe:
27 de novembro de 2024
Roberta Fontelles Philomeno

Contribuir para o desenvolvimento do nosso país, fomentando o crescimento dos nossos clientes: é o que o Grupo Aço Cearense faz há 45 anos no mercado. A nossa trajetória foi construída com base na coragem e com valores inegociáveis como a humildade, trabalho seguro, integridade, foco, determinação e a fé em Deus, que nos guiam para um futuro próspero e, acima de tudo, que nos move em busca de um Brasil diferente. Para construirmos uma trajetória de possibilidades, precisamos ousar com coragem e responsabilidade, exercitando a resiliência e flexibilidade.

Aço Cearense Celebra 45 Ano de Fundação

O Grupo Aço Cearense é formado por empresas que buscam a perfeita sincronia, encontrando no aço a nossa autêntica vocação. As nossas empresas atuam na metalurgia, siderurgia, logística e no comercial, além da forte veia social, sustentada pela Instituto Aço Cearense.

SINOBRAS Industrial Comercial Logística Instituto SINOBRAS Florestal Com foco na expansão das regiões onde estamos, no crescimento das nossas pessoas e clientes, as equipes de trabalho atuam de forma especializada, com apoio de um sistema integrado que garante soluções em aço com agilidade, qualidade, preço competitivo, preservação ambiental, comprometimento com a comunidade e com o desenvolvimento econômico do país.

AÇO CEARENSE, NO PARÁ

Localizada no Pará, a SINOBRAS – Siderúrgica Norte Brasil S. A., produtora de aços longos, expandiu a sua capacidade produtiva para850 mil toneladas/ano, passando a produzir dois novos produtos: Fio-máquina e Vergalhão apresentados nos formatos de Bobina e Spooler. Para suportar o aumento da capacidade produtiva, a SINOBRAS energizou a nova subestação, elevando a capacidade de 65 MVA para 100 MVA, conectando-se na rede básica de 230kV.

Com a nova subestação, a empresa fortalece a base energética da siderúrgica e amplia as oportunidades de expansão operacional, entregando uma resposta mais ágil às demandas do mercado. Outro projeto em andamento, fruto de uma parceria formalizada por um termo de compromisso entre a SINOBRAS e a Vale, é o da Nova Aciaria para produção de tarugos de aço em Marabá. Com o propósito de proporcionar o desenvolvimento de um polo metal mecânico na região, o projeto trará grandes oportunidades e instalação de novas empresas.

Capacidade produtiva

SINOBRAS PRODUZ 850 mil ton/ano Novos produtos Fio-máquina e Vergalhão (Bobina e Spooler) Tocantins No Tocantins, está a SINOBRAS Florestal, que fornece biorredutor para a produção de aço da SINOBRAS e possui ativos próprios de plantio de eucalipto, em uma área com cerca de 46 mil hectares e propriedades distribuídas nos municípios de São Bento do Tocantins, Araguatins e Ananás (TO). A empresa está passando por um processo de expansão com o objetivo de assegurar a autossustentabilidade em sua produção para atender a demanda da SINOBRAS.

SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA

Recentemente, associou-se à SIF (Sociedade de Investigação Florestal), que está sempre buscando inovação e soluções para os problemas do setor florestal. A SINOBRAS Florestal está cada vez mais focada na sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico, investindo em pesquisas de melhoramento genético de clones das espécies eucalipto e corymbia, além de práticas inovadoras de manejo silviculturais, para garantir o melhor rendimento dos ativos florestais e otimização do processo produtivo do biorredutor.

Esses investimentos, além de colocarem a empresa cada vez mais conectada com a sustentabilidade e tecnologia, desenvolvem a região com oportunidades de emprego e capacitação para atuais e futuros colaboradores.

A MAIOR DA AMÉRICA DO SUL

Ceará A Aço Cearense une a força industrial, comercial e logística para entregar aos clientes o melhor serviço e produto de forma rápida, com facilidade de crédito e a possibilidade de realizar pedidos fracionados, levando aço para todo o país com dinamismo e excelência. Na matriz industrial, o foco está na produção de aços planos, com duas plantas que possuem capacidade de produzir 623 mil toneladas de aço por ano, sendo a maior indústria de tubos com costura da América do Sul.

Os produtos possuem diversas aplicações, atendendo principalmente a construção civil. Para melhorar cada vez mais a experiência do nosso cliente, proporcionando mais agilidade, flexibilidade e segurança, impulsionamos a nossa inteligência logística que unifica toda a cadeia de atendimento, atuando em todas as empresas do Grupo.

Ao todo, em 2023, movimentamos mais de 20 mil veículos com mais de 822 toneladas entregues. E para fechar a cadeia produtiva, a inteligência comercial possui estrutura e força de vendas que posicionam o Grupo como um dos maiores distribuidores, processadores e produtores independentes de aço e seus derivados no Brasil.

Utilizando estratégias de negócios que conectam todas as cadeias produtivas, o End-to-End é a metodologia que possibilita a conexão entre indústria e comércio de forma inteligente e estratégica, colocando o cliente no centro das nossas operações.

Sobre o Grupo Aço Cearense

Veículos movimentados/ano +16.800(SNB) +15.000 (AC) Faturamento Anual R$ 6 bilhões Base Fornecedores +15 mil Empregos Diretos +5 mil Base Clientes +16 mil Toneladas entregues +882.225 mil Capacidade de Produção 1.4 milhão de toneladas/ ano Empregos Indiretos +60 mil Com uma capacidade produtiva de 1.4 milhão de toneladas/ano, oferecemos uma linha completa para atender as necessidades do cliente, com uma diversidade de produtos para a construção civil, estrutura, serralheria, planos, tubos e uma linha especial de aço inox.

Buscamos potencializar os resultados dos negócios por meio da inovação e transformação digital, otimização de tecnologias, ferramentas de gestão e processos, para entregar a melhor experiência e para os clientes. Compras R$ 5 bilhões 60% das compras no Brasil são nas regiões N e NE Alguns exemplos são a implantação do CRM em 2024, uma ferramenta que impulsiona gestão do relacionamento com o cliente, e o Projeto de Excelência Operacional, que tem o objetivo de desenvolver a cultura da excelência por meio da identificação e eliminação de desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade. N

Mix de produtos da Aço Cearense

CONSTRUÇÃO CIVIL SI50 Barra, Bobina e Spooler SI60 Barra, Rolo e Spooler Treliça Tela Coluna Arame Recozido Malhas e Telas Fio Máquina ESTRUTURAL E SERRALHERIA Cantoneira Barra Chata Barra Quadrada Barra Redonda Perfil U Simples Perfil U Enrijecido Caixilho Barra Porta PLANOS E DERIVADOS Bobina Fina Quente Bobina Fina Frio Bobina Galvanizada Bobina Zincalume Bobininha Bobina Slitada Chapa Fina Quente Chapa Fina Frio Chapa Galvanizada Chapa Articulada Perfil P/ Porta Automática Telha Trapezoidal Telha Ondulada Cumeeira Lambril TUBOS Tubo Industrial Tubo Quadrado (metalon) Tubo Retangular Tubo Patente Tubo Oblongo ESPECIAIS Chapa Inox Bobina Inox Slitter Inox.

JEITO AÇO CEARENSE DE SER 

No Grupo Aço Cearense, acreditamos no potencial de surpreender o mercado com Nosso Jeito de Ser e Fazer negócio e, nesse sentido, enxergamos as pessoas como grandes protagonistas dessa transformação. Por isso, a nossa atuação está cada vez mais estratégica e inovadora, com programas de desenvolvimento de liderança, gestão de desempenho, transformação digital, desenvolvimento de competências e reforço da cultura organizacional, tendo como base o aprendizado e o foco na atração e desenvolvimento de talentos para gerar alta performance e um ambiente de gente ousada e corajosa que faz acontecer.

A inovação e modernização como caminho lançando desafios para conectar pessoas, ideias, experiências e tecnologias. Nas Trilhas de Inovação Aberta, contamos com os múltiplos ecossistemas, compostos por startups, ICTs, Unidades EMBRAPII e outras instituições inovadoras. A inovação faz parte do nosso DNA e a transformação está sempre presente para atender a estratégia e cultura do negócio.

O nosso desafio é inovar nos territórios internos, otimizando processos e desenvolvendo as nossas pessoas, e nos territórios externos, melhorando a experiência dos clientes, fornecedores e sociedade. Para fortalecer ainda mais a nossa presença no ambiente digital, criamos o OCA lab, a laboratório digital do Grupo Aço Cearense, com o propósito desenvolver oportunidades de negócios futuros, de modo ágil e colaborativo, redesenhando a nossa forma de pensar e agir. Continuamente, buscamos o novo, trazendo programas como o Inovar, que visa construir soluções para desafios das empresas do Grupo, gerando conexões de valor.

Neste contexto, o programa proporciona a troca de insights com especialistas em inovação, Esse ano a novidade do OCA Lab foi o lançamento do e-commerce oficial do Grupo, após o experimento da redeoca.com que comprovou a necessidade dos clientes em ter mais autonomia para comprar aço, assim consolidando como mais um canal de vendas, a fim de potencializar resultados e se adequar ao crescimento do comércio digital.

JORNADA AMBIENTAL

A economia circular faz parte do nosso modelo de negócio e proporcionou que nos tornássemos o maior reciclador de Integrar a sustentabilidade em nossos negócios e compartilhar valores fazem parte do nosso compromisso ESG A nossa cultura tem como base o cliente, a nossa gente, os resultados e a sociedade em que vivemos.

Por isso, buscamos aperfeiçoar o nosso modelo de negócio, tornando-o ainda mais sustentável, gerando mais valor social, ambiental e econômico para o nosso país. Fizemos o diagnóstico ESG que permitiu avaliar a maturidade do Grupo Aço Cearense em relação às práticas ambientais, sociais e de governança.

Nele, foram mapeadas as ações que já realizamos, mas também as oportunidades a serem desenvolvidas e aprimoradas. Para alcançar nossos objetivos, priorizamos temas materiais que serão trabalhados ao longo da Jornada ESG, composta por grupos de trabalho que estão empenhados no desenvolvimento de melhorias e ferramentas, alinhadas às melhores práticas e tendências do mercado.

Acreditamos que essa mudança é essencial e muito benéfica para nós e nossos stakeholders. Por meio dela, reforçamos o nosso compromisso com a sociedade, com o Brasil, com o nosso planeta e com o futuro. sucata de aço do Norte e Nordeste brasileiro, por meio da SINOBRAS.

Utilizamos sistemas de tratamento e recirculação de água em todas as unidades operacionais, alcançando uma eficiência notável de 98%. Quando falamos em mitigação e adaptação do clima, realizamos o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que demonstra que possuí m os 1 0 vezes menosintensidade de carbono comparado com a média nacional no setor siderúrgico.

Conheça mais sobre nossas ações ambientais na unidade florestal: 560 mil t de carbono capturados com o crescimento vegetativo das florestas de Eucalipto em 2023 Conscientização de colaboradores Mapeamos e protegemos e comunidade sobre a área mais de 800 espécies de mamíferos, aves, répteis preservada, a fauna e a flora e peixes em nossas áreas de preservação, valorizando a fauna local + Temos consciência que ainda há muito a se fazer, mas estamos trilhando essa jornada com responsabilidade e olhar atento. Esse é o nosso compromisso com a sociedade, com o Brasil, com o nosso planeta e com o futuro.

SOCIAL E GOVERNANÇA

O futuro depende das ações do hoje Ao olhar para o pilar social e de governança, entendemos que o respeito, o direito à dignidade e a equidade entre todos os gêneros é essencial para construir uma sociedade cada vez melhor. Por isso, proporcionamos aos nossos colaboradores possibilidades de crescimento e aperfeiçoamento dentro da empresa, valorizando o melhor de cada um e das equipes, para cada vez mais entregar alta performance. Criamos o EducaAço, programa que dá oportunidade para colaboradores que desejam voltar a estudar.

Ao todo, cerca de 500 colaboradores já foram beneficiados com a formação estudantil, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Também temos os programas voltados para o desenvolvimento: EstagiAço, que tem o objetivo de proporcionar aos estudantes um ciclo de desenvolvimento e a oportunidade de complementar a formação escolar, além de também desenvolver jovens potenciais para futuras posições na empresa.

E o Aprendizaço, que busca capacitar os Jovens do Grupo por meio de trilhas de conhecimento e capacitação com foco no aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ao fim dos programas, conseguimos efetivar 35 e 41% desses profissionais, respectivamente. Para estimular a gestão do conhecimento, criamos o Multiplicar, programa que seleciona e capacita colaboradores para que eles consigam disseminar aprendizado, desenvolver a cultura e compartilhar conhecimento entre os outros colaboradores.

Seguindo na linha do desenvolvimento, temos o Trilhar, nossa plataforma de aprendizagem com cursos e treinamentos para todos os nossos colaboradores. Também realizamos o Projeto Crescer, com programas de capacitação para colaboradores da SINOBRAS, SINOBRAS Florestal e comunidade local, fortalecendo nossa operação com mão de obra qualificada. Em 2023, tivemos mais de 370 inscritos nos cursos de Capacitação de Laminação, Mecânico de Máquinas Florestais e Operador Mantenedor PcDs, com média de efetivação de 40%. E em 2024 iniciamos o Projeto Crescer Mulher, com o objetivo de educar e qualificar a mão de obra feminina de São Bento do Tocantins (TO).

Na SINOBRAS Florestal, temos o Programa Jovem Engenheiro Florestal, que tem como objetivo contratar jovens formados nos cursos de Engenharia Ambiental, Florestal e Mecânica e desenvolver novas lideranças para o negócio. Já demos alguns passos na construção do país que queremos ser. Possuímos 16% de mulheres atuando nas unidades de negócio, um valor acima da média do setor de aço brasileiro.

As nossas trabalhadoras assumem funções diversas desde a atuação nas linhas produtivas, a cargos administrativos de apoio aos diversos processos. Além disso, 25% da nossa liderança é feminina e 45% da nossa alta gestão é compostas por mulheres que fazem acontecer.

Também temos o nosso Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, com profissionais PcDs distribuídos em todas as nossas empresas, ocupando posição de liderança, administrativa, técnica e operacional. Do nosso público PcD, 31% são compostos por mulheres, reforçando o nosso compromisso em dar oportunidade para todos.

Pensando além do nosso negócio

Uma das vocações do Grupo Aço Cearense está na transformação de um Brasil mais forte, justo e com oportunidades. Por isso, pensar além do negócio é essencial para continuar construindo o país que desejamos ser. Como forma de retribuir à sociedade, honrar os valores e as origens, o Grupo fundou o Instituto Aço Cearense, que é responsável por colocar em prática atividades que proporcionam transformação e inclusão social com base na educação, saúde, cultura, esporte e empreendedorismo.

O trabalho realizado vai além do aporte financeiro para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Instituto apoia os colaboradores do Grupo Aço Cearense que se destacam no esporte, realiza campanhas nas empresas com ações de saúde e solidariedade como arrecadação de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos e brinquedos que são doados para a comunidade.

R$ 32 milhões em ações sociais no Ceará

O Instituto já investiu mais de R$ 32 milhões em ações sociais no Ceará, no Pará e no Tocantins, beneficiando mais de 554 mil pessoas O Instituto também apoia as ONGs Gerando Falcões e Pensando Bem para a realização do Projeto Favela 3D (digital, digna e desenvolvida) em Fortaleza-CE. Com essa parceria formalizada, o objetivo é mais do que apoiar financeiramente o Projeto, mas estruturar maneiras de atingir ainda mais pessoas por meio da transformação social e cultural.

É sobre colaborar e construir juntos! Em Fortaleza, Assinamos o Pacto pela o Favela 3D começou pela Favela do Empregabilidade, Inferninho, localizada no bairro Quintino um compromisso Cunha e já temos mais de 1.400 conjunto com outras colaboradores doadores do Projeto. empresas cearenses de eliminar o Outra ação que transforma vidas é o desemprego na Projeto Saboaria Ecológica, que Favela do Inferninho contribui para o empoderamento e autonomia feminina nas comunidades com vulnerabilidade social, trabalhando a conscientização ambiental e educação financeira.

As mulheres são capacitadas e, depois, passam a vender o próprio produto que fabricam. Ao todo, já são mais de 3.800 produtos artesanais produzidos e renda extra gerada, que vai diretamente para as mulheres. O Instituto também é apoiador do Projeto O Que Não Nos Disseram e esse ano a novidade é que além de patrocinar a iniciativa, o Projeto foi levado para a comunidade da Caucaia-CE por meio de reuniões mensais sobre diversos temas relacionados à violência contra mulher.

Conexão ESG Todas as ações do Instituto estão conectadas com o pilar social do ESG com foco na erradicação da pobreza, promoção da saúde e do bem-estar, educação de qualidade, equidade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis.

Prêmios e Reconhecimentos do Grupo Aço Cearense

Valor 1000 O Grupo Aço Cearense esteve mais uma vez entre as maiores empresas do país, segundo edição especial de 2023 da revista Valor 1000. O Grupo ficou na 220ª colocação no ranking das 1.000 maiores empresas do Brasil e alcançou também a 16ª posição entre as 50 maiores empresas do Nordeste e o 6º lugar no setor de metalurgia e siderurgia. Medalha Abolição Em 2023, Vilmar Ferreira, Presidente do Grupo Aço Cearense recebeu a Medalha da Abolição do Governo do Estado do Ceará.

A Medalha é concedida às personalidades que são destaques na política, economia, no judiciário e que contribuem para o desenvolvimento social do Ceará. Melhor Executiva do Ceará A vice-presidente Comercial e Financeira, Aline Ferreira, foi a vencedora da categoria Melhor Executiva do Ceará, do MT Indica 2023, premiação criada pela jornalista Márcia Travessoni para eleger os melhores do ano em 19 categorias.

O ranking listou dez importantes personalidades femininas do Estado que estão à frente de grandes negócios. Selo IEP Sustentabilidade 2023 A Aço Cearense foi agraciada na categoria ouro com o Selo IEP de Sustentabilidade, que reconhece as boas práticas sociais realizadas pelas empresas, além de promover e difundir iniciativas voltadas para a sustentabilidade.

Prêmios AEVO de Intraempreendedorismo O Grupo Aço Cearense se destacou no 1º Prêmio de Intraempreendedorismo, promovido pela AEVO em 2023, conquistando quatro premiações na categoria Equipes.

O ranking reconhece, de forma inédita, as organizações que incentivam a inovação corporativa no Brasil, condecorando as equipes que desenvolvem práticas empreendedoras e soluções de inovação. “Selo Cultura Pará – Empresa Amiga da Cultura” A SINOBRAS recebeu em 2023, do Governo do Estado do Pará, pela segunda vez, o “Selo Cultura Pará – Empresa Amiga da Cultura”, honraria que reconhece as empresas que contribuem com o fortalecimento da economia, da cultura e da arte, por meio da Lei Semear.

Prêmio Anamaco A SINOBRAS figurou entre as melhores empresas do Brasil, no setor de materiais de construção, segundo o Prêmio Anamaco 2022. A empresa alcançou a 3ª colocação entre as melhores empresas na categoria Pulverização e Grandes Clientes, no segmento de vergalhões de aço

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.