Ícone do site Portal GCMAIS

3 dicas para retomar rotina de exercícios físicos

Mesma com regras, academias de ginástica e outros espaços adequados para a prática de atividade física, como praia e parques, voltaram a funcionar em Fortaleza. No entanto, mesmo quem continua em isolamento social deve se esforçar para criar ou retomar uma rotina de exercícios físicos, algo essencial para manter a saúde em dia. Confira três dicas do Hapvida para facilitar esse processo durante o período de crise.

1 – Adapte os exercícios

Segundo o cirurgião vascular Alexandre Wolkoff, os exercícios físicos podem ser adaptados às novas rotinas sem prejuízo para o praticante. “Quem está em casa ou trabalhando em um prédio que possua escadas, por exemplo, pode escolher usar mais as escadas e menos o elevador, o que já coloca o corpo em movimento”, sugere. Outros exercícios de baixo impacto, como caminhadas, também são boas opções para todos os públicos.

2 – Trace trajetos possíveis

Se já é possível fazer pequenas caminhadas ao ar livre na sua cidade, aproveite para caminhar perto de casa – sempre usando máscara e fazendo a higienização das mãos na volta para o lar. “Uma caminhada ao ar livre de manhã cedo ou no fim do dia é ideal para manter a saúde. Se houver alguma dificuldade para caminhar, é possível fazer uma pequena caminhada dentro de casa ou do apartamento, organizando um horário para que aquilo seja feito como um exercício físico”, explica Wolkoff.

3 – Se possível, busque orientação profissional

Ainda que uma série de exercícios mais simples, como a caminhada, possa ser feita sem grandes perigos para a saúde, é sempre importante lembrar que algumas pessoas necessitam de um acompanhamento mesmo para esse tipo de atividade. “Sempre que possível, é interessante obter o acompanhamento de um profissional de Educação Física, mesmo que à distância. São eles que saberão direcionar treinos mais específicos para cada pessoa e poderão ajudar ainda mais na manutenção ou recuperação da saúde”, lembra o médico.

Sair da versão mobile