Notícias

Saiba quem é José Guimarães, candidato do PT para o Governo do Ceará

A decisão foi tomada após reunião do partido no Estado

Compartilhe:
1 de janeiro de 1970
Victor Mendes
Saiba quem é José Guimarães, candidato do PT para o Governo do Ceará
Foto: Reprodução

O deputado federal José Guimarães é o novo candidato do PT para o Governo do Ceará. A decisão foi tomada no encontro do partido, chamado de “Encontro de Tática do PT”, que aconteceu neste sábado (23) em Fortaleza. O PT, junto com outros partidos como,  MDB, PP e PCdoB, anunciaram que formarão a própria aliança após rompimento com o PDT.

Os petistas defendiam a candidatura da atual governadora, Izolda Cela (PDT) e, na avaliação deles, escolher Roberto Cláudio (PDT) é uma “insensatez política”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Gleisi Hoffmann, atual presidente nacional do PT, afirmou que o diretório do partido no Ceará está livre para decidir uma candidatura para disputar com o cargo de governador do estado.

Quem é José Guimarães?

José Nobre Guimarães é advogado e ocupa pela terceira vez consecutiva o cargo de Deputado Federal. Foi  Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados em 2013, conduzindo os 89 deputados federais na aprovação do programa Mais Médicos e do marco regulatório do setor portuário (MP dos Portos). Antes, coordenou a bancada do Nordeste, em 2012, e atuou como vice-líder do Governo Dilma Rousseff na Câmara, em 2011.

No seu primeiro mandato como deputado federal, entre 2007 e 2010, foi vice-líder da bancada do PT e, também nesta época, coordenou a Bancada do PT nas comissões de Finanças e Tributação da Câmara e Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

Leia mais | Roberto Cláudio é escolhido como candidato ao Governo do Ceará pelo PDT

Ele se filiou ao PT em 1985 e, no mesmo ano, coordenou a campanha de Maria Luiza à prefeitura de Fortaleza. Presidiu o PT cearense de 1991 a 2000 e coordenou as campanhas de Lula em 1989 e 2002.

Assumiu o mandato de deputado estadual em 2000 e foi reeleito em 2002. Na Assembleia Legislativa do Ceará, Guimarães participou das principais comissões da Casa e foi o relator-geral do Orçamento do estado em 2004.

José Guimarães chegou à Câmara dos Deputados em 2006 e foi o deputado federal mais votado do PT do Ceará. Em 2010, foi o segundo deputado federal mais votado no seu estado e o mais votado do PT, com 210,3 mil votos distribuídos por todos os 184 municípios cearenses.

Em 2014, Guimarães alcançou a marca de segundo deputado mais votado em todo território nacional,  reeleito com o voto e apoio de 209.032 cearenses.