Aprofundar conhecimentos e fortalecer a aprendizagem. Com essa missão, as escolas de tempo integral se consolidaram como referência de ensino. No Ceará, 20 aparecem entre as instituições mais bem avaliadas no país dentro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente a 2019.
Em quarto lugar nacional e liderando o ranking cearense, aparece a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, em Itapajé. “Existe um trabalho integrado e muito coeso. Também contamos com famílias que acompanham verdadeiramente os estudos dos filhos. Os alunos acreditam na força dos professores e trazem consigo uma vontade de aprender sempre”, explica Silvandira Mesquita, diretora escolar.
Ainda, segundo a diretora, o vínculo entre os estudantes, que passam boa parte do dia juntos, facilita a manutenção do foco e cria um objetivo comum. Além disso, disciplinas transversais como Projeto de Vida, Cidadania, Empreendedorismo e Mundo do Trabalho, agregam à trajetória dos alunos. “Essas disciplinas trabalham com valores, com a preparação qualitativa, que serão tão necessários ao longo da vida. O que há por trás das notas é a qualidade e isso influi nos resultados tão bons”, avalia.
As notas das escolas com melhores resultados no Ideb
Ao todo, são 277 escolas atendendo em jornada ampliada, o que representa 38% do total. Destas, 155 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e 122 são Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP).