Brasil

Governo convoca médicos peritos para atender no INSS

Médicos alegam não ter segurança para o trabalho devido à pandemia da Covid-19

Compartilhe:
27 de setembro de 2020
Teste
Governo convoca médicos peritos para atender no INSS
Foto: Agência Brasil

O governo federal publicou um edital que oficializa a convocação dos peritos médicos federais e supervisores médico-periciais para retorno ao atendimento presencial em 150 agências da Previdência Social em todo o país. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e é assinada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, e pelo secretário da Previdência, Narlon Nogueira.

Agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram reabertas para atendimento presencial na semana passada. Entretanto, os médicos peritos decidiram não retomar as atividades por considerar que não havia segurança para o trabalho devido à pandemia de Covid-19 e todas as perícias médicas agendadas foram suspensas até a adequação das agências.

O INSS informou que, após inspeções realizadas durante a semana, foi concluído que das 169 agências que possuem serviço de perícia médica, 111 já estão aptas a atender o público. Segundo o órgão, o agendamento estará disponível em breve pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 153.

Ainda segundo o INSS, foi verificado que as agências e salas de perícia cumprem os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança de servidores e cidadãos com relação à pandemia da Covid-19.

Devido todo esse imbróglio envolvendo os médicos peritos, o INSS prorrogou a antecipação de pagamento para quem aguarda a perícia médica. Vale lembrar que devido a pandemia o INSS decidiu fechar 4 agências que já tinha voltado a atender o público em Fortaleza, as 4 unidades foram fechadas para fazer uma limpeza e os servidores serem testados.

Com informações da Agência Brasil